Que notícia maravilhosa. A cidade baiana de Juazeiro foi considerada a primeira colocada num ranking das 100 melhores pra fazer negócio numa análise da Urban System (exame 12/2020).
O agronegócio brasileiro tem nos grãos, algodão, carnes, cana, madeira, citricultura, café, grandes estrelas. Porém, o polo do vale do São Francisco, com irrigação, voltado para a fruticultura de mercado interno e a exportação, teve um início difícil.
Me recordo pessoalmente das visitas que fiz à região ainda nos anos 80, onde Petrolina e Juazeiro iniciavam despontando nessa atividade, com esforços do setor privado, público, e pioneiros produtores imaginando um sonho futuro de progresso. E como cantava Raul Seixas: “sonho que se sonha só é apenas sonho. Sonho que se sonha junto é realidade“.
Trabalhando junto, superando crises, persistindo na criação de uma nova realidade dentro do país e no nordeste, aqui chegamos com o fato concreto de Juazeiro ser a primeira melhor cidade para fazer negócio na análise dessa consultoria. A tecnologia foi e tem sido determinante. A produtividade venceu. Porém as condições dadas, permitiram qualidade de produtos.
Viabilizaram os conjuntos das cadeias produtivas. Acesso a mercados internacionais. E Juazeiro prova que se realizarmos um planejamento estratégico para as cadeias produtivas do a do abacate ao z do zebu, teríamos de fato a maior e melhor chance de crescimento do PIB do país como um todo. Em Juazeiro a urban system registra o crescimento das exportações, a melhoria da média salarial dos colaboradores, e que somente entre janeiro e agosto de 2020, em meio a pandemia, ocorreu um aumento de 56% da produção, comparado ao ano anterior, gerando mais 2 583 empregos.
Ali na divisa de Juazeiro com Petrolina, um ex executivo de uma multinacional, Antônio Carlos Zem, ao se aposentar criou o grupo Guruva. Entrou no mundo da uva. Aponta que o Brasil é o único país do mundo que produz uva o ano todo. Salienta da mesma forma o trabalho extraordinário da embrapa, transformando a uva num snack saudável de primeira qualidade através da genética, e como curiosidade menciona a “cotton candy “ com sabor de algodão doce.
Agora, não fazemos nada sozinhos. Uma imensa colaboração e cooperacao. Juazeiro hoje a melhor cidade graças a capilaridade da fruticultura, e sem duvida aos brasileiros que ali construíram esse futuro que virou presente.
Da mesma forma, muito obrigado para os gestores da Codevasf. Juazeiro, Petrolina, exemplos do que todo Brssil pode vir a ser. Sonhar juntos aperfeiçoando imperfeições o tempo todo, a luta que vale a pena ser lutada.
*José Luiz Tejon - Doutor em Educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Jornalista e Publicitário formado pela Cásper Líbero.
0 comentários