Sobrevivendo à duras críticas no âmbito nacional, ao enfrentamento do poder político econômico e político da compra de votos, a militância do PT em Casa Nova mostrou força, disposição, coragem e determinação, ousadia e capacidade de superar dificuldades. Por isso, colheu grandes frutos nas eleições municipais com a eleição de dois vereadores UILIAN e BODINHO e ultrapassando cinco mil votos para Câmara Municipal de Vereadores.
Desde a eleição passada (2016), quando o PT local queria candidatura própria, decidiu abrir mão dos seus interesses particulares para apoiar o prefeito Wilker Torres.
Desde a luta histórica ponto do primeiro diretório municipal (1986) que quase elegeu um deputado federal elegendo um estadual na Bahia e sempre lutou pelo direito à terra nos tempos mais cruéis do coronelismo que patrocinava o latifúndio contra os pequenos produtores, o PT de Casa Nova conhecido por sua ousadia, foi desafiado a se calar.
O PT do diálogo com os movimentos sociais, sindicatos e pequenos produtores é um importante ator na história do grupo político que fez Wilker Torres prefeito e o tornou o primeiro prefeito reeleito de Casa Nova. O Acompanhamos desde o início quando poucos eram os aliados e nunca o abandonamos quando muitos pularam fora durante a caminhada. Entretanto, não fomos legitimamente reconhecidos com espaços justos na administração municipal.
Nas eleições municipais deste ano, o PT estadual decidiu aprovar que o partido indicaria a vaga da vice prefeitura. Porém, na ótica do então prefeito, o PT não tinha votos e nem agregaria novos apoios. Optou, portanto, pelo nome de um evangélico do PP, contrariando a militância petista.
Considerando que o PT de Casa Nova não teve espaços políticos suficientes na gestão municipal para debater com a sociedade, a abertura
das urnas que apresentaram ao prefeito Wilker (PSB) 5026 votos, é a prova clara de que os petistas têm credibilidade do eleitorado local.
Senão, vejamos: o prefeito Wilker (PSB) foi eleito com 19.634 votos. O segundo lugar, Anísio Viana (DEM) teve 15.571 votos. A diferença de votos foi de 4.163 votos, número inferior à votação do PT em Casa Nova.
Isso, deixa claro que se o Partido dos Trabalhadores não apoiasse o prefeito reeleito com seus mais de 5 mil votos, a continuidade de Wilker na prefeitura não seria garantida.
Considerando o histórico da luta política e o papel de coprotagonista do PT, esperamos legitimamente, uma postura de diálogo e respeito do prefeito Wilker Torres na composição e administração do governo municipal. Afirmou o senador Jacques Wagner quando eleito governador da Bahia,
“não podemos esquecer os que comeram poeira e sal durante a caminhada”.
Participar da caminhada na hora da chegada quando a vitória é inquestionável é fácil, coragem é se empenhar na luta quando poucos acreditam.
Parabéns povo de Casa Nova por juntos derrotarmos Bolsonaro, a família Viana e seus aliados. Continuamos construindo o progresso, a luta a justiça social sem ameaça de retrocesso.
Saudações petistas.
Assinam este documento:
Jailson dos Santos Sena
Presidente
José Luís de Jesus Serra
Secretário de Finanças
José Carlos Borges dos Santos
Líder da bancada do PT na Câmara
Maria do Carmo da Rocha Braga
Secretária de Comunicação
Uilian Pereira dos Santos
Vice-lider da bancada do PT
3 comentários
20 de Nov / 2020 às 12h41
Se gritar... não fica um meu irmão.kkkkkkkk
20 de Nov / 2020 às 13h49
Srs leitores. Em sendo democrático, respeito colocação dos que compõem a agremiação PT, porém, discordo quando falam creditar a vitória do prefeito, só fato do apoio partido. Será que os votos obtidos pelo PT, todos votaram no prefeito? Se detém tantes votos, qual motivo, de não ter candidatura própria? Se conformem, vcs tem votos, só para eleger malmentente, máximo 2 vereadores, agora, querer fazer parte do governo, dos Carlistas/PTistas. A pessoa de Dagmar, com todo respeito aos Srs, tem mais votos que todos juntos, aí, sim, faz a diferença. E não os Srs, que se ex prefeito, Cota, vivo
20 de Nov / 2020 às 13h58
Se Wilson Cota, estivesse vivo, provável que eles PTistas, apoiassem a esposa dele, atendendo orientação de Geddel, Wagner etc.., Se conformem, que acabou, reflitão, o que as urnas expressaram, nas capitais do país, grandes e médias cidades. Em Recife, caso atípico, pessoal quer tirar o PSB, aí, até DEM, MDB PSDB, para equilibrio eleição 2022, todos irão votar no PT.