Agricultores familiares de 22 comunidades rurais do município de Junqueiro (AL) serão beneficiados com o aceso à tecnologia de irrigação por gotejamento por meio do repasse de kits de irrigação que serão entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) após conclusão do processo licitatório.
Para isso, a Codevasf está investindo cerca de R$ 1,1 milhão na aquisição de 159 unidades com capacidade de irrigar uma área com extensão entre 0,5 a 1,0 hectare. Com esses investimentos, o município estará preparado para integrar a Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A iniciativa está vinculada à Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf com recursos do Programa de Trabalho de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado.
Os kits de irrigação serão entregues a agricultores familiares das comunidades rurais de Chã do Meio, Riachão, Chã do Limeira, Brejo do Boi, Ingá, Tucum, Buraco D'Água; Atoleiro, Grujau, Corda de Areia, Chapéu do Sol, Guariba, Palmeirinha, Chã da Ponte, Retiro, Camadanta, Chã do Brejo, Olho D'Água, Pau Dentro, Sucupira, São Benedito e Canduru, todos no município de Junqueiro. Atualmente os agricultores dessas comunidades cultivam macaxeira, inhame, batata doce, milho, feijão de corda e abóbora. A fonte hídrica que será usada no kit será o Piauí, integrante da bacia hidrográfica do rio São Francisco em Alagoas.
Para o secretário Municipal de Agricultura de Junqueiro, Ivaldo Rodrigues dos Santos, o repasse dos kits representa a oportunidade de ampliar a área irrigada da agricultura familiar no município e organizar a produção agrícola familiar para a entrada do município na Rota da Fruticultura, projeto do MDR de estruturação de atividades produtivas executado em Alagoas pela Codevasf.
“Nosso município tem sua base econômica com 70% na agricultura. Pretendemos trabalhar junto a essas famílias para ampliar a área de cultivo com a introdução da fruticultura, mantendo as culturas atuais”, revelou o secretário.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, será possível aumenta a produtividade e a renda dos produtores que serão beneficiados em torno de 50%. “As comunidades que serão beneficiadas já possuem uma produção agrícola. Com os kits de irrigação, apostamos no aumento da renda familiar, proporcionada pelo aumento de 50% da produtividade por meio da tecnologia de irrigação. A Codevasf estima que o repasse dos kits de irrigação deve beneficiar diretamente cerca de 800 pessoas e indiretamente mais 1 pessoas”, afirmou.
Já o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, destacou a importância do Governo Federal em promover o acesso à tecnologia de irrigação por gotejamento para o desenvolvimento regional de Junqueiro e da bacia do rio Piauí em Alagoas.
“Projetamos que o principal beneficio para os produtores do município de Junqueiro seja a sustentabilidade produtiva proporcionada pelo aceso à tecnologia de irrigação por gotejamento. Com isso, dezenas de famílias serão beneficiadas com um incremento na renda média, o que deve dinamizar a economia local. É um compromisso do Governo Federal, por meio a Codevasf, para o desenvolvimento regional de Junqueiro e da bacia hidrográfica do rio Piauí”, disse o diretor Napoleão Casado.
A previsão da Codevasf é que os kits de irrigação sejam repassados aos agricultores até o mês de dezembro deste ano. Antes disso, as famílias serão cadastradas e receberão um acompanhamento para implantação do equipamento.
Ascom Codevasf Foto Divulgação
0 comentários