Com a informação de que 55% dos homens deixaram de se tratar na pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) resolveu intensificar a campanha do Novembro Azul entre os seus funcionários, colaboradores, pacientes e a população.
A pesquisa foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). De acordo com a publicação, esse dado pode ter impacto, por exemplo, no diagnóstico de câncer de próstata, o segundo mais comum entre os pacientes do sexo masculino, atrás do câncer de pele não-melanoma.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 65.840 casos de tumor na próstata surjam em 2020. No entanto, nem todos os novos casos devem ser diagnosticados neste ano devido à queda de consultas urológicas provocada pela Covid-19.
"Por isso, pedimos aos pacientes que não faltem à consulta com o urologista. A nossa UPAE esteve voltada para o combate à Covid, mas já normalizamos os nossos atendimentos e estamos desafogando a nossa demanda reprimida. Para isso, é importante que todos estejam com o cadastro atualizado e compareçam no dia e horário agendado", faz o apelo a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Os homens devem procurar por um urologista a partir dos 50 anos. Aqueles que apresentam fator de risco aumentado, como caso de doença na família ou etnia negra, devem iniciar as consultas aos 45 anos.
O diagnóstico é feito com os exames de sangue (PSA) e toque retal. Um é complementar ao outro, por isso ambos são essenciais. Caso haja alguma alteração, o médico poderá solicitar uma biópsia. Se tudo estiver normal, o especialista orientará o paciente quando ele deverá fazer o rastreio da doença novamente.
Ascom UPAE/IMIP
0 comentários