Em nova pesquisa realizada pelo colegiado de Economia da Facape, sobre o avanço da Covid-19 no Vale do São Francisco, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, mostra que os casos de infecção por covid-19 nos municípios de Petrolina - PE e Juazeiro – BA, voltaram a crescer na última semana. Em Petrolina foram registrados 421 novos casos da doença, um aumento de 45% em relação à semana anterior, enquanto Juazeiro registrou um aumento de 131 casos.
A análise mostra que as cidades já haviam atingido o pico de contágio pelo vírus entre os meses de julho e agosto. Nos meses seguintes, caiu o número de novos casos. Porém com a flexibilização do isolamento social, a quantidade de novos infectados voltou a crescer, é o que explica o coordenador da pesquisa de Análise da Covid-19 no Vale do São Francisco, o professor João Ricardo Lima.
"Se os dados continuarem subindo dessa forma, a doença vai voltar a buscar um novo pico de contaminação, e isso é muito ruim, pois deve levar a retrocessos na flexibilização, como já vem acontecendo em outros países, com a volta da obrigatoriedade do isolamento social e o fechamento do comércio", conclui João Ricardo Lima.
O estudo é um alerta à população do Vale do São Francisco e um auxílio ao poder público para as medidas de prevenção ao coronavírus. Mais informações e os Reports Diários postados pelo coordenador da pesquisa, Professor João Ricardo Lima, do Colegiado de Economia, no site da facape.br.
Assessoria de Comunicação da Facape
4 comentários
30 de Oct / 2020 às 23h49
Srs leitores do conceituado. Antes, o gestor n° 3 , da cidade, se gabava de que, tinha sido o primeiro, o primeiro a campanha chegou e, esqueceu de tudo, não ouço falar, no dito comitê, que foi criado para acompanhar e, a depender, direcionar posicionamento, referente ao enfrentamento /convívio com o coronavirus. Há alguns dias, qdo em Petrolina, anunciava, 75 casos, aqui, era 25, total contracenso, pois sabemos que todos os dias, várias pessoas, estão sendo acometidas com a Covid 19. Sugiro a solicitar do MM Juiz Eleitoral, suspensão de todos os movimentos políticos. Gestor, decretar
30 de Oct / 2020 às 23h56
O gestor, a decretar o funcionamento de bares e restaurantes, até as 23:00. Agora, ficar de mimimi, decreta não atividade dos feirantes, Mercado Joca, Arnaldo Vieira, e afins, e, deixa funcionar o Mercado do Produtor, por isso, e, por mais que isso, que acabou, não dá mais, boa sorte. Mesmo, com doações das bancas. Acabou.
31 de Oct / 2020 às 07h05
NOSSAAAAA QUE SURPRESAAAAA!!!! 1 - liberaram bares e ninguem fiscaliza aglomeração mais 2 - o comércio não mede temperatura ou se mede é no pulso que é errado e muitos andam deixando idosos e crianças entrar e pessoas sem máscara 3 - acabou a testagem se é que houve testagem em massa - 4 os jovens irresponsáveis indo pra festa, andando sem mascara pegam não adoecem mas transmitem principalmente pros velhinhos 5 quem tem seu pai mae, avo e avo cuide porque os idosos continuam sendo a maioria das vitimas ótimo pra um Estado que os maltrata e quer diminuir gastos da previdencia
31 de Oct / 2020 às 08h44
Melhor fechar bares, restaurantes e ilhas. Nada contra, sei que muitos proprietários são pais de família, mas as pessoas que frequentam esses lugares não estão respeitando os cuidados mínimos. Era de se esperar esse aumento nos casos.