UPAE de Petrolina promove diálogo sobre A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ofertou, nos dias 27 e 28 de outubro, aos seus funcionários e colaboradores, um momento de diálogo com a nutricionista Uilla Soares sobre A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. 

De acordo com a profissional, como o câncer é também uma doença genética, alguns fatores comportamentais como o sedentarismo, tabagismo, uso do álcool e má alimentação, podem ser fatores de risco. 

"A prevalência do câncer por má alimentação chega a 35% dos casos. No Brasil, com hábitos alimentares adequados, atividade física regular e o controle do peso corporal seria possível diminuir bastante esse percentual", defende. 

"Estima-se que o consumo elevado de carnes vermelhas, embutidos, frituras, e uma baixa ingestão de fibras sejam grandes vilãs. Por outro lado, acredita-se que através que uma boa alimentação possibilita a diminuição da incidência e prevalência do câncer, independentemente do tipo", complementa. 

Alimentos funcionais que apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco do desenvolvimento de doenças: Linhaça; Chá Verde; Amora Preta; Leguminosas; Fontes de Carotenóides; Café e Fibras Alimentares. 

Com relação ao tratamento da doença, Uilla destacou que a alimentação também pode ser uma aliada. "Até agora falamos de prevenção, mas também é possível auxiliar no tratamento através de boas escolhas à mesa", garante. 

Os objetivos da nutrição no paciente oncológico incluem prevenção e tratamento da desnutrição; modulação da resposta orgânica ao tratamento oncológico e controle dos efeitos adversos. A preservação e/ou melhoria do estado nutricional tem importante efeito na qualidade de vida e no bem-estar desses pacientes. 

O encontro, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, foi considerado de extrema importância pelos participantes. "Acho uma perspectiva bem interessante para ser debatida, pois podemos fazer da nossa alimentação aliada ou inimiga. Tudo é uma questão de escolha. A saúde realmente começa pela boca", avaliou a presidente da CIPA, Síngryd Lima.

Ascom UPAE