O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (27), alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes no Sertão de Pernambuco. De acordo com o órgão, a região deve receber entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos intensos podem alcançar entre 40 e 60 km/h.
De acordo com o Inmet, o alerta é válido até as 11h de quarta-feira (28). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galho de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Além de Pernambuco, regiões dos estados vizinhos Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e Ceará também devem ser atingidas pelas chuvas e ventos fortes.
Em caso de emergências, moradores devem acionar a Defesa Civil.
Conforme já publicado na manhã de hoje (27), fortes ventos, trovões e chuva intensa assustaram os moradores de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite de ontem segunda-feira (26). De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Thiago do Vale, não é possível estimar a velocidade do vento na cidade, mas em regiões próximas, a ventania chegou a 40 km/h.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas em um restaurante surpresas e assustadas com a intensidade dos ventos. A ventania derrubou objetos nas mesas do estabelecimento e provocou o balanço de parte da estrutura, como lâmpadas e toldos.
Segundo Thiago do Vale, o fenômeno foi causado por um corredor atmosférico gerado pelos efeitos da tempestade subtropical Mani. "Essa tempestade está ocorrendo na região do oceano próxima ao Espírito Santo e vem causando um corredor de umidade em direção ao continente, que pega Bahia, Sergipe, o oeste de Pernambuco e outras regiões do Nordeste", explicou.
De acordo com informações o município de Remanso, Bahia também registrou forte vento e chuvas acompanhadas de trovões.
Redação redeGN com informações Inmete
0 comentários