No próximo dia 15 de novembro todos os brasileiros aptos a votar estarão de volta às urnas depois de um intervalo de pouco mais de 4 anos, quando aconteceu a última eleição para escolha dos representantes do Executivo e Legislativo dos municípios.
É uma oportunidade única de fazer valer um dos principais direitos cívicos, o de escolher democraticamente aqueles que irão ser os representantes na esfera municipal. Como telespectadores os eleitores terão a oportunidade de julgar, mesmo que seja no seu íntimo, os candidatos que se apresentaram ou foram apresentados.
As pessoas se arrependem do que fizeram e do que deixou de fazer, ou seja, se arrependem com tudo. Mas, o que seria do arrependimento se ninguém mudasse de atitude? A vida não é só de acertos, não precisa ser inteligente e ter escolaridade para ter coração, alma, caráter e personalidade. Por tanto, arrependa-se e conserte aquilo que deu errado, seja qual foi o erro.
Se tratando de eleição política, a saída para evitar se arrepender talvez seja aprender a fazer escolhas melhores, não se auto enganar e, se possível, analisar antes todas as consequências positivas e negativas do voto. Assim, o risco de se arrepender depois é menor.
No dia da eleição, na cabine eleitoral, a opção do votante não poderá ser refém da estratégia utilizada na campanha do votado. Para não incorrer em erro, é bom saber que a maneira como o eleitor se comporta no presente pode traçar ocorrências negativas no futuro. Apesar de ser uma decisão individual o voto faz parte de uma grande força coletiva, capaz de mudar literalmente uma história. Pense nisto.
A vida é feita de escolhas e assim como em uma competição é submetida a regras que estabelecem quem vence e quem perde. A maneira como se preparou físico e psicologicamente e o comportamento no momento de uma disputa são os responsáveis pelo resultado. As opções tomadas e as estratégias aplicadas traçarão o tamanho da vitória ou da derrota.
Ser campeão não é sinônimo de 'ser um vencedor'. Ganhar não é uma regra para os que vivem em constante competição. O importante é lutar; vencer é uma consequência e nem sempre uma escolha.
Emoção e razão são sentimentos distintos, apesar de um contemplar o outro e serem lembrados simultaneamente. Quando se trata de comportamento humano os dois precisam inevitavelmente estar juntos, com a razão aparecendo sempre em primeiro plano.
Forte é o povo!
*Gervásio Lima - Jornalista e historiador
6 comentários
28 de Oct / 2020 às 06h11
HOJE TUDO PIORANDO. ARROZ 5.00 ÓLEO 7.00. MUITAS MORTES. MUITAS DOENÇAS. MUITAS MILICIANOS. MUITAS MISERIA. MUITOS LARANJAS É BOLSONARO MILIONARIOS PASSEANDO RINDO NOSSOS DINHEIRO
28 de Oct / 2020 às 06h14
Bolsonaro nunca Mais. BOLSONARO ENGANOU O BRASIL. FILHOS DE BOLSONARO BILIONARIOS SEM NUNCA TRABALHOU??MUITAS DINHEIRO NAS CUECAS nas NADEGAS
28 de Oct / 2020 às 06h15
DESGoverno BOSONARO , composto ... Agora os abobados que votaram nessa corja, estão entendendo o que é ser POLITICAMENTE INCORRETO, como o Recruta Bundasuja dizia que deveria ser a orientação do seu governo(sic).
28 de Oct / 2020 às 06h49
"LULA LIVRE" TE INCOMODA ????? Por que Aécio Livre NÃO te incomoda? Por que Michel Temer livre NÃO te incomoda? Por que o caso Queiroz não te incomoda ? Por que a Reforma da Previdência do Paulo Guedes que ACABA com os SEUS DIREITOS não te incomoda ? Por que a Privatização da Petrobrás não te incomoda ? Por que a Privatização da Embraer não te incomoda ? Por que os MILICIANOS da FAMÍLIA BOLSONARO não te incomoda ? Por que a morte de Mariele não te incomoda ? Por que o AUMENTO DE DESEMPREGADOS não te incomoda ? Por que a DESIGUALDADE SOCIAL não te incomoda ? Por que a SUSPENSÃO de 19 medicam
28 de Oct / 2020 às 07h42
BOLSOLOIDES O milagre do seu mico chama-se corrupção rachadinha imobiliárias ex esposas 16 apês filhos 37 apês loja de CHOCOLATES nos shopeng para lavagens de dinheiro, quanta ignorância pra uma senhora da sua idade ôh quatro olhos kkkkkkkkk
29 de Oct / 2020 às 02h58
Vixe minino se essa onda de suzanar vingar, em menos de 100 dias Juazeiro vai estar pior do que o muro das lamentações. Nossa Senhora e Deus nos livre.