Há dezesseis anos o dia dezoito de outubro marcou o primeiro dia de atividades acadêmicas da UNIVASF que passaram a acontecer em onze cursos de graduação distribuídos por quatro campi: Petrolina Sede, Petrolina Ciências Agrárias, Juazeiro e São Raimundo Nonato. Aqueles que viveram, vivenciaram e testemunharam a ocasião não hesitariam em classificá-la definitivamente como a data mais simbólica e ontológica da nossa UNIVASF.
Materializa-se naquele dia não somente o seu funcionamento propriamente dito, mas também um ícone de anos de esforço, perseverança e articulação das forças políticas da região do Vale do São Francisco que estimuladas e movidas por um sonho quase visionário para a época exitosamente convenceram o Governo Federal e o Congresso Nacional a finalmente instituí-la em vinte e sete de junho de dois mil e dois. Atualmente a universidade se expandiu para outros três campi: Senhor do Bonfim e Paulo Afonso no Estado da Bahia e Salgueiro no Estado de Pernambuco.
A UNIVASF representa uma conquista histórica de todo o semiárido nordestino e particularmente do Vale do São Francisco: uma universidade que desafiou uma lógica de quarenta anos sem instituição de novas universidades federais no Brasil ao mesmo tempo em que foi audaz em quebrar esse jejum e vir a sediar-se em pleno sertão do semiárido nordestino e já de atuação multicampi: uma singularidade e um grande desafio para a sua viabilização física e institucional que foi coordenada por uma outra coirmã, a Universidade Federal do Espírito Santo.
Dezesseis anos se passaram e todos que participaram e participam da UNIVASF podem comemorar orgulhosos o aniversário de uma instituição que se consolidou como referência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e educação a distância. Estamos presencialmente em sete campi e por intermédio da Universidade Aberta do Brasil em outros quarenta e sete polos de educação a distância: vinte oito no Estado da Bahia, quinze em Pernambuco e quatro no Piauí.
Nos juntamos a todos que fazem a UNIVASF no seu dia a dia se dedicando, doando e emprestando talentos a favor de um compromisso da mais alta relevância para o desenvolvimento de qualquer território a que possamos nos referir, seja no contexto político, social ou econômico: o compromisso com a qualidade de um processo educacional articulado às demandas de desenvolvimento e qualidade de vida que resultem em ganhos geracionais.
A UNIVASF está de parabéns pelos seus dezesseis anos de funcionamento acadêmico e que os anos que se sucederem sejam inspirados e empreendidos com a mesma energia daqueles atores iniciais que a conceberam politicamente e a implantaram fisicamente, partindo unicamente de um sonho e de uma ideia, mais tarde convertidos numa instituição pujante e vigorosa definitivamente integrada ao desenvolvimento do semiárido nordestino e Vale do São Francisco: a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. A nossa UNIVASF.
Paulo César Fagundes Neves-Reitor pro tempore da Univasf
Espaço Leitor
0 comentários