Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga Junior. faria 75 anos nesta terça-feira (22). Gonzaguinha morreu num acidente de carro em 1991. Tinha 45 anos. Dono dos sucessos “O Que É, o Que É?”, “Nunca Pare de Sonhar” “Sangrando”, entre muitos outras canções, Gonzaguinha é imortalizado na memória brasileira e na música nacional.
Gonzaguinha ficou órfão aos dois anos de idade, quando sua mãe, a cantora e dançarina Odaléia Guedes dos Santos, faleceu de tuberculose. O cantor e compositor Luiz Gonzaga assumiu a paternidade dando o nome Luiz Gonzaga do Nascimento.
Gonzaguinha foi criado pelos padrinhos de batismo, porque a nova namorada de Luiz Gonzaga não aceitava o menino. Luiz sempre visitava Gonzaguinha e o sustentava financeiramente, mas a relação dos dois era recheada de brigas, já que Gonzaguinha não aceitava que o pai não havia o criado, e até então não sabia que Luiz não era seu pai biológico. A convivência dos dois só entrou em harmonia quando o garoto foi morar com o pai na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, os dois ainda fizeram parcerias musicais.
Gonzaguinha tocava viola desde criança, e sua primeira canção foi feita aos 14 anos: "Lembranças da Primavera".
A grande mudança na carreira de Gonzaguinha aconteceu em 1973, quando apresentou a música “Comportamento Geral” no programa de Flávio Cavalcanti. Em meio ao Regime Militar, o cantor foi acusado de terrorismo pelos jurados do programa e recebeu uma censura no dia seguinte. A polêmica tornou a música um sucesso. Gonzaguinha chegou a ser levado ao DOPS e teve 54 músicas censuradas.
Em 1990, o cantor participou do programa Ensaio, apresentando alguns de seus sucessos, além de contar sobre a sua infância e o início de sua carreira.
Para celebrar a vida e carreira de Gonzaguinha, a TV Cultura preparou uma semana especial com programas homenageando o cantor. Na terça-feira (22), a partir da meia-noite, o programa Mosaicos exibe “A Arte de Gonzaguinha”, com imagens do acervo da TV Cultura que mostram as participações históricas do artista em programas da emissora. São registros que revelam ao público a personalidade controvertida de Gonzaguinha, além de seu talento incontestável. E na madrugada de quarta para quinta-feira (24), à 1h, o programa "Ensaio – Gonzaguinha" exibe o artista em conversa com Fernando Faro.
TV Cultura
0 comentários