A agência do Instituto Nacional do Seguro social (INSS) de Petrolina, voltou com o atendimento presencial nesta segunda-feira (14). Em Petrolina, durante a manhã, a unidade esteve praticamente vazia, com movimento apenas de poucos servidores, que voltaram ao trabalho.
Em Juazeiro e Petrolina, assim como todo o país, o atendimento só é realizado por agendamento. Quatro serviços estão disponíveis: Avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigência, o único que teve demanda.
A reportagem da RedeGn tentou contato com a Agência do INSS de Juazeiro, mas as linhas telefônicas só davam ocupadas. De acordo com informações na cidade baiana as perícias médicas estavam marcadas e eram para acontecer.
Em Petrolina mais de 100 perícias, que seriam realizadas por oito médicos na agência do INSS foram desmarcadas na última sexta-feira (11). No estado de Pernambuco, sete agências também reabriram nesta segunda-feira, mas as perícias médicas agendadas também não foram retomadas.
As perícias foram suspensas em todo o Brasil, após médicos peritos decidirem não retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (14). A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.
Já o INSS disse que foram necessárias "adequações nas salas de perícias das agências do INSS" e que, a partir desta segunda, estão sendo realizadas inspeções nas agências para verificar a adequação dos consultórios. O órgão, no entanto, não deu prazo para que o serviço seja retomado.
Em entrevista à GloboNews, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que as novas inspeções serão realizadas até quarta-feira (16) e que, com isso, espera-se que seja liberado o atendimento da perícia nas agências.
“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje teriam que ser reagendadas, nem todos infelizmente conseguiram a tempo a informação. Nós mandamos por SMS, pelo Meu INSS e por e-mail, mas peço desculpa às pessoas que foram às agências e não conseguiram receber a informação a tempo ou não temos algum acesso a algum meio de comunicação com essas pessoas”, disse.
Para evitar aglomerações dentro e fora das agências, o INSS reforça que os segurados sem agendamento não serão atendidos. As informações sobre as agências que estão disponíveis podem ser consultadas no Meu INSS e no Dique 135.
Fonte: G1 Petrolina Foto: Ney Vital
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