A Juazeirense Maria Isabel Figueiredo Pontes, ou simplesmente Bebela, completa hoje 92 anos de idade, com grande parte dos seus dias de vida dedicados à cultura e a História de Juazeiro e região.
O seu histórico de vida é dedicado a manter viva as nossas tradições culturais e o legado histórico de Juazeiro, como historiadora, professora e Juazeirense apaixonada por sua terra.
A Filha de Francisco Evaristo Caboclo Figueiredo e Edelvita Muniz Figueiredo tem um Curriculum de fazer inveja: Professora com diversas graduações, passando por quase todas as instituições de ensino de Juazeiro e Petrolina, atuando ainda como Secretária de Educação e coordenações culturais em Juazeiro; Fundadora e regente de corais, a exemplo do Edilberto Trigueiros, passando com destaque pelo teatro e pela música.
Integrante da Academia Juazeirense de Letras, da Associação dos professores de Música da Bahia, da Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil, da Associação Baiana de Imprensa ou como radialista é a história viva da nossa terra. Neste dia 12 de setembro você será nossa principal matéria, com louvor! Parabéns Bebela!
RedeGN
O Poeta e compositor Maurício Dias também foi às redes sociais para homenageá-la:
"BEBELA! Pra lá dos 90..
Nenhum político chega perto dela.
BEBELA é uma rainha
Quem dera uma minha canção
De João Gilberto, Walter Souza, Edésio, Tatau e Galvão
Na voz de Ivetinha.
Bebela é uma tela de Coelhão
Um desenho de Dovinha
Uma oração do coro de dona Vitorinha
A banda do terceiro batalhão.
Um poema de Pedro Raymundo, Expeditinho
Uma foto poesia de Euvaldão
Uma homilia do Padre Luna
Ode num discurso de Bandeira
O hino da padroeira no dia da procissão.
Bebela é o teatro o cinema
O folclore a louvação
Ao bom Jesus dos Navegantes
O povo na Praça imaculada Conceição.
Bebela é uma vela no São Francisco
Saudade eterna daquela bela estação
A contemplação de um vapor solitário no cais
Bebela é Maria Franca Pires demais
O que já foi e o que nunca era
Bebela é a fonte da nossa história
Inspiração
A Primavera em profusão.
É Fred & Frida
Uma ponte que liga
Juazeiro ao fundo do coração.
Maurício Dias (compositor)".
Da redação redeGN
3 comentários
12 de Sep / 2020 às 12h17
Bela lembrança, Maurício, Bebela é exemplo de sabedoria e lucidez, eu tive o previlegio de participar do grupo de teatro juá, com diversas viagens de sucesso em todo Brasil.
12 de Sep / 2020 às 12h54
Prabéns Bebebela , muitas felicidades e que Deus te protejas, nos juazeirenses temos orgulho do teu trabalho, tua dedicação, do teu amor inconteste por Juazeiro...tenho certeza que teu legado jamais será esquecido pelos filhos desta terra e por aqueles que adotaram esta maravilhosa cidade...meu muito obrigado, pelo muito que fez por nossa terra....parabéns.
12 de Sep / 2020 às 21h49
Parabéns minha querida, linda e bela professora de inglês no colégio Dr. Edson Ribeiro ... Jamais te esqueci.... Eu tímido... Não saia para o recreio... E você paciente ficava comigo ,na sala , conversando e me dando conselhos.... Uma pessoa do bem... Um espírito iluminado.... Que trouxe luz a este espaço , chamado Juazeiro da Bahia... Te desejo tudo de bom , minha querida e eterna professora.