*Maiana Santana
O TSE, por medida de segurança e prevenção ao Covid-19, excluiu das Eleições 2020 a identificação biométrica.
Assim, os eleitores serão identificados da forma tradicional com a apresentação de documento de identificação com foto e assinatura do caderno de votação.
Duas dúvidas têm chegado até nós com frequência:
1. Fiz a biometria e não tenho mais o título em forma de cédula. O que fazer? Pode baixar em seu stmarphone IOS ou Android, o app E-Título que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Em 2020, para acessá-lo basta o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número de título de eleitor. - Por meio deste app móvel também é possível verificar dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
2. Perdi o prazo para o cadastramento biométrico, posso votar com meu título de papel ou com o e-Titulo? Não. Se você não fez a biometria provavelmente seu título foi cancelado e se não regularizou a situação até 6 de maio, não poderá votar nestas eleições.
Se o eleitor estiver na dúvida se está com o título cancelado, pode verificar através de qualquer um dos Portais dos Tribunais Regionais Eleitorais e pelo site do TSE. Para isso, basta procurar pelos “Serviços ao Eleitoral” e acessar “Situação Eleitoral”.
Os cidadãos que estão com título cancelado podem obter certidão circunstanciada, caso necessitem comprovar sua situação eleitoral perante outros órgãos.
Após as eleições de 2020, com a reabertura do cadastro eleitoral, a regularização poderá ser feita e o título reativado.
*Maiana Santana é advogada, especializada em Direito do Trabalho, Direito Público, Procuradoria Jurídica e Direito Civil, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim(Ba), Salvador (Ba) e Brasília(DF). Site: www.santanaadv.com. E-mail: [email protected]
1 comentário
08 de Sep / 2020 às 07h00
Dicas eleitorais: NÃO IR ÀS URNAS, simples assim! Estranho tbb essa queda brusca de números de óbitos próximo as eleições, não????