Muitos são os anseios e problemas vivenciados pela população de Juazeiro, seja na cidade ou na área rural. Mesmo podendo celebrar alguns avanços nos últimos anos devido aos investimentos dos governos federal, estadual e municipal, ainda há muito o que conquistar em termos de qualidade de vida e justiça social.
Disposto a ser uma voz potente nesse cenário, o Coletivo Enxame apresenta uma pré-candidatura a uma vaga na Câmara a ser assumida de forma compartilhada entre quatro pessoas: Érica Daiane, Euri Mania, Mineia Clara e Antônio Carvalho. Na noite desta quarta-feira, o Coletivo realizou a Live Vozes do Enxame e afirmou que irá tratar de assuntos que não são tocados com afinco e seriedade hoje no âmbito do legislativo, nem dos demais poderes e meios de comunicação, considerado o quarto poder na sociedade.
Além do formato ser algo inovador, o Coletivo também está colocando em prática uma nova forma de fazer campanha, onde explica para a/o eleitor e eleitora o verdadeiro papel de um/uma vereador/a, a necessidade de maior representatividade na Câmara, ao tempo em que aposta também em novas formas de financiamento da campanha, a exemplo da vaquinha online que foi lançada pelo grupo.
Problemas históricos em Juazeiro e que são questões de saúde pública como os impactos da queima de cana produzida pela empresa Agrovale, o desconforto das muriçocas, o saneamento básico, são alguns dos temas que o Enxame se propõe a discutir e buscar soluções. Além disso, aponta como necessário fiscalizar serviços como a Saúde e Transporte Público, que acabam sendo espaço para favoritismo político/eleitoral. O Enxame possui uma série de proposições também para Educação, Cultura, Juventude, Convivência com o Semiárido, Direito das Mulheres, LGBTQI+, Negros/as, entre outros.
Além do Vozes do Enxame, essa semana na Agenda do Coletivo consta também a Tribuna Live, que vai tocar nas contradições do Trabalho como fator gerador de riqueza e desigualdades em Juazeiro. A Tribuna Live acontece sempre às sextas-feiras às 19h e faz uma analogia à Tribuna Livre ou Tribuna Popular que devem existir nas Câmaras Municipais. Esses eventos são transmitidos pelo youtube e facebook do Coletivo, sempre divulgados antecipadamente.
Outro evento que acontece essa semana é o Enxame Virtual, que em sua segunda edição traz como tema "O que espiritualidade tem a ver com política?", debate que será feito a partir da contribuição de representantes de seis religiões. Essa atividade acontece aos sábados, às 17h, na Plataforma Zoom e é aberto ao público.
A Pré-Candidatura do Enxame vem sendo construída com o aval das instâncias do Partido dos Trabalhadores (PT) em nível municipal e estadual, inclusive conta também com o apoio da deputada estadual Neusa Cadore e o deputado federal Afonso Florence.
AsCom Enxame
1 comentário
28 de Aug / 2020 às 14h29
kkkkk... Carlão, tudo que a elite quer é que a gente se aquiete mesmo, mas precisamos fazer Enxame, fazer barulho, ferroar e fazer mel também, pois no fim das contas o que o povo precisa é de mel, que por nós é entendido como alimento, moradia, direitos respeitados, educação, trabalho e renda, saúde, lazer, etc. Pra partilhar esse mel, precisamos ocupar espaços, se não sempre vamos ficar nos conformando com a cera mastigada e cuspida pelos poderosos e a população não merece só a cera, merece participar de todo processo de produção e consumo do mel. Contamos com você, Carlão!