O trabalho e a dedicação à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) levaram a Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Vereador Plínio Amorim a aprovar a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao professor do Colegiado de Engenharia Civil Telio Nobre Leite, ex-vice-reitor da Univasf.
A sessão solene de concessão da medalha de honra será realizada nesta sexta-feira (21), na presidência da Câmara Municipal, em Petrolina (PE), a partir das 11h, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.
A homenagem foi concedida por meio do Decreto Legislativo Nº 711/2020, de autoria do vereador Alvorlande Cruz, em virtude dos relevantes serviços prestados na área da educação do homenageado, como professor e vice-reitor da Univasf. Telio Nobre foi vice-reitor da Univasf nos períodos de 2012/2016 e 2016/2020, na gestão do reitor Julianeli Tolentino de Lima, e foi eleito pelo Conselho Universitário (Conuni) para encabeçar a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC), após ter sido o vencedor da consulta informal realizada em 2019 junto à comunidade acadêmica para o Reitorado 2020/2024.
Natural de Cajazeiras, município localizado no Sertão da Paraíba, Telio Nobre integra o quadro docente da Univasf desde 2004, quando foi aprovado no primeiro concurso para professores da instituição. Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele tem doutorado em Física também pela UFPB. Atualmente, é professor Associado IV da Univasf, atua no Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional em Ensino de Física e coordena o grupo de pesquisa Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf), que acompanha por meio de modelos matemáticos o comportamento da pandemia de Covid-19 nas cidades de Petrolina e Juazeiro (BA).
Para o professor Telio Nobre, a homenagem da Câmara de Vereadores de Petrolina é um reconhecimento do valor da Univasf para toda a região. “A concessão desta honraria premia, em meu nome, um conjunto muito grande de pessoas que estão trabalhando incansavelmente na Univasf para promover a educação superior na região, com foco na excelência e na justiça social”, afirma Telio Nobre.
Medalha Dom Malan – De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan pode ser concedida a “pessoas brasileiras ou estrangeiras radicadas no país, que se tenham projetado nas atividades educacionais, culturais, políticas, esportivas, científicas e sociais, em especial às que tenham prestados relevantes serviços ao município de Petrolina ou a sua gente”.
Ascom Univasf
0 comentários