A Bahia está entre os 7 estados brasileiros que receberão testes de mais uma vacina contra a covid-19. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta terça-feira (18), a realização de testes de fase 3 da Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. As duas primeiras fases do estudo ocorreram nos Estados Unidos e na Bélgica.
Ela será aplicada em 7 mil voluntários, com idade miníma de 18 anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná, a partir de setembro.
Os participantes vão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória, e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de “duplo-cego”).
Esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no país. Existem outras três sendo testadas nesta etapa no Brasil: a de Oxford (inglesa); a da Sinovac (chinesa); e a da BioNTech/Pfizer (alemã/americana).
G1
0 comentários