Ainda me lembro, como se fosse hoje, das desvirtudes que o “lulopetismo” amargou quando a classe média e a direita – que nem sabia que pertencia à direita – acusavam o Bolsa Família de ser um “projeto assistencialista”, que induzia o povo pobre a não trabalhar, pois o petismo não “ensinava os pobres a pescar”, dando-lhes o “peixe pronto”.
Em um dos meus artigos de meados de 2019, já previa que a sobrevivência do bolsonarismo dependia da virada à esquerda, mesmo se portando e posando de liberal conservador. Dizia também, e com muita sobriedade, que as formas tácitas de apropriação política do petismo deveriam ser angariadas e cooptadas pelo bolsonarismo, uma vez que sobreviver ao capital eleitoral apenas com patriotismo e combate à corrupção seria impossível por não alcançar a densidade populacional pobre deste país.
A grande verdade é que estrategicamente o governo Bolsonaro, até como inspiração militar de técnicas de contenção ao inimigo, se apercebeu de que a população pobre, mormente vivenciando uma crise econômica, pouco se interessa por palavras, por ideias de luta de classes, a não ser que tenha dinheiro e a renda mensal garantida, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez.
Portanto, ao que parece, um novo “pai dos pobres” pode estar a caminho, afinal Bolsonaro aprendeu com Lula que passar quatro anos dando 120 reais todo mês beneficiou cerca de 14 milhões de famílias, atingindo 57 milhões de brasileiros, e fez dele o “mito da esquerda”. Atualmente o valor médio do benefício é de 191 reais.
Assim, a estratégia para o aumento da densidade eleitoral por parte do governo Bolsonaro é no mínimo inteligente. Senão vejamos: o auxílio emergencial deverá injetar 300 bilhões na economia, e já beneficiou 66,2 milhões de brasileiros, multiplicando a renda dos atendidos. Dessa forma, em eventuais ameaças de queda em sua popularidade, estabelecerá Bolsonaro metas e estratégias fiscais que viabilizem sua perenidade.
O Bolsa Família custou 34 bilhões ao erário público. Se houver uma ampliação do benefício médio para que possa abranger um número maior de beneficiários e se tal benefício se tornar contínuo, o avanço da esquerda pode ser contido, além de capitalizar votos para a reeleição. Até mesmo o ministro Paulo Guedes entendeu a equação política e luta por novos tributos, como a volta da CPMF, desta feita disfarçada.
A chegada consagrada do Programa Renda Brasil, nos moldes melhorados do Bolsa Família e mais generoso, põe os liberais como guardiões dos pobres e nada sobrará para a atual esquerda. Vamos então, quem sabe, abandonar Celso Furtado, furtando seus ideais através de uma tática estrategista militar, e restará ao PT e à esquerda, se quiserem sobreviver, apenas dar as mãos ao bolsonarismo.
Celso Furtado, foi, portanto, vítima de um furto ideológico baseado na figura jurídica que chamamos de “estado de necessidade”... de o bolsonarismo voltar ao poder.
Fernando Rizzolo é Advogado, Jornalista, mestre em Direitos Fundamentais
5 comentários
08 de Aug / 2020 às 07h39
nome "Bolsonaro" garante eleição de filhos, ex-mulher, puxa-sacos, etc. A franquia além dos mandatos tem a "expertise" de como se apropriar do dinheiro público. É o "tenho direito, é meu", como fala o chefe. Ele ensina como se apropriar do salalário dos empregados, das verbas indenizatórias, dos auxílios moradia, paletó, etc. Das verbas de viagem, correios e tal. Para tanto os franqueados tem que repassar um percentual ao "Master Franqueado". É o que o Queiroz fazia pelo gabinete do Flávio 01, repetindo o que já fazia quando trabalhava para o pai. Ainda tem que descobrir quem fazia o repasse p
08 de Aug / 2020 às 07h40
COMO BOLSONARO E FILHOS BILIONARIOS SEM NUNCA TRABALHOU???
08 de Aug / 2020 às 07h42
BOLSONARO E QUEIROZ COM MILHOES NA CONTA...MAIS DE 76 aPARTAMENTOS NO RIO DE JANEIRO...
08 de Aug / 2020 às 07h44
BOLSONARO PIOR GENOCIDIO 100.000 Mortes. BOLSONARO FELIZ RINDO COM MORTE DE BRASILEIROS???
08 de Aug / 2020 às 19h31
Pois é, né? BOLSONARO VAI ACABAR COM O BOLSA FAMÍLIA!!! Essa era a ladainha comunista. Se deram mal. O MITO fez foi melhorar. O Nove dedos disse uma vez que não daria o peixe: ensinaria a pescar (pura mentira). Hoje tem até auxílio emergencial, mais casas, mais água para o nordeste, supersafra, menos pobreza. E quase dois anos SEM NOTÍCIA DE CORRUPÇÃO no governo. E depois que o Consórcio da Morte matou muita gente, negando os remédios, vocês acham que o povo não vai votar nele de novo? kkkkkkk