Durante a semana um dos assuntos comentado em programas de rádio é que várias pessoas cobram dos prefeitos de Juazeiro e Petrolina testagem para o Covid-19 e não são atendidos". De acordo com um deles, o problema é que "tem todos os sintomas leves do Coronavírus, mas não consegue fazer o teste".
Em contato com a redeGN, uma leitora disse que teve Covid-19, mas não foi realizado teste na família. Segundo ela, fica o questionamento da razão de estar cobrando que a Prefeitura adquira, de forma urgente, mais testes de diagnósticos da Covid-19 para realizar em massa na população, com objetivo de achatar a curva do contágio do coronavírus.
Especialistas na área de saúde apontam que mesmo contabilizando testes rápidos para o controle da epidemia de covid-19, o Brasil aplicou menos testes para detectá-la do que países menos afetados pela doença causada pelo novo coronavírus. Até a semana passada, segundo o Ministério da Saúde, o país realizou 13,7 testes para cada mil habitantes.
Juazeiro tem contabilizado até esta quarta-feira, a realização de 8.778 exames.
"Durante o processo de epidemia, mesmo os governadores, com melhores intenções nos primeiros meses, enxugavam gelo [devido à baixa testagem]. Tipicamente, os testes são para a população que está sendo internada, existem poucos municípios que fazem testes de RT-PCR em população com sintomas leves", diz o professor da USP de Ribeirão Preto Domingos Alves., coordenador do LIS dessa mesma instituição. Falta de testes é o começo, o meio e o fim do que nunca fizemos aqui.
"O tamanho da contaminação daqui para a frente frente é exacerbado. Por falta de testes, quando vemos 1,6 milhão de casos, na verdade temos mais de 8 milhões", aponta Domingos Alves.
Ontem o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, manifestou profunda indignação com o tratamento que a cidade de Juazeiro vem recebendo por parte do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas. Segundo o chefe do executivo municipal, a SESAB vem deixando de cumprir compromissos assumidos pessoalmente pelo governador Rui Costa.
Juazeiro tem 1.038 confirmações da doença.Juntos os dos municípios contabilizam 64 mortes.
Mês passado o Ministério da Saúde informou que pretende realizar testes para covid-19 em 12% da população na modalidade RT-PCR e outros 12% pelo meio sorológico no plano de orientação de testagem em massa, afirmou o secretário de Vigilância de Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros.
Redação redeGN
0 comentários