Em quase um mês de existência do novo serviço e contar com mais de 70 atendimentos, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado para a população em geral a disponibilidade de uma ferramenta em apoio e acolhimento em saúde mental, neste período de pandemia do novo coronavírus.
A secretaria observou também um aumento na procura de pacientes em busca de acolhimento psicossocial nas unidades básicas de saúde do município.
O apoio e o acolhimento são realizados por uma equipe especializada composta por quatro psicólogos e feitos de maneira virtual, por meio do Google Meet, serviço de videochamada do Gmail, das 8h às 17h. Para isso, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (87) 3862-3677. Uma das principais vantagens do atendimento remoto é por proporcionar ao indivíduo uma maior segurança, já que em tempos de pandemia é necessário evitar ao máximo uma exposição e possível contaminação pelo novo coronavírus.
Acolhimento
Esse suporte psicossocial funciona como uma sala para urgências como quando se está em um processo ansioso, de angústia, medo e até mesmo pânico, sendo necessária uma intervenção mais imediata. O intuito é proporcionar ao indivíduo, através dos serviços da psicologia, uma maior sensação de segurança e acolhimento, ajudando-o a enfrentar as dificuldades. Esse primeiro acolhimento permite ao profissional identificar uma situação que necessite de um atendimento presencial, e encaminhar a pessoa para a Atenção Básica ou aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que continuam atendendo casos de urgência e emergência.
Vale ressaltar que a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP nº 011/2018).
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários