O prefeito Paulo Bomfim ganhou o prêmio Prefeito Amigo da Criança, gestão 2017-2020, uma iniciativa da Fundação Abrinq que reconheceu as boas práticas, a vontade política e a capacidade do município de Juazeiro de promover ações e políticas públicas que priorizam a infância e a adolescência, contribuindo para a melhoria de indicadores importantes para este público.
Nesta 6ª edição do PPAC, 125 prefeitos e prefeitas foram reconhecidos pelo programa, e na Bahia, além de Juazeiro, outros oito municípios baianos também foram premiados, como: Uauá, Camaçari, Itambé, Irecê, Vitória da Conquista, Várzea da Roça, Mutuípe e Conceição do Jacuípe.
Feliz com a premiação, o prefeito Paulo Bomfim destacou que este é um reconhecimento importante dos esforços e iniciativas que vem sendo implementados pela sua gestão em diversas áreas, na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
“Avançamos muito fortalecendo os mecanismos de proteção, implementando políticas públicas e investimentos em melhorias na saúde, educação, bem estar e proteção desse público, que é o futuro do nosso país. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo, uma gestão humanizada e que busca o desenvolvimento e contribui com a melhoria de vida das nossas crianças e adolescentes. Quero parabenizar a Fundação Abrinq por este programa importante e agradecer a toda a minha equipe pelo trabalho de excelência realizado durante esses quatro anos da nossa gestão”, ressaltou Paulo Bomfim.
Entre os fatores que propiciaram o prêmio Prefeito Amigo da Criança ao prefeito de Juazeiro está o aumento de na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola), de 79,8% para 92,2%, em 2019. A Prefeitura de Juazeiro se destacou também no aumentando de docentes com ensino superior de pré-escolas públicas municipais, de 54,30%, para 95,50%, em 2019, além do aumento de docentes com ensino superior completo de creches públicas municipais, de 71% para 92,1%. A Fundação Abrinq ainda evidenciou o aumento no percentual de nascidos vivos, cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal, de 58,7% para 64%, em 2019, entre outros avanços.
A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, pontuou que Juazeiro conseguiu avançar muito na Educação nos últimos anos, a exemplo do IDEB, que passou 2.7 para 5.4, a construção novas EMEIs, o que possibilitou a ampliação no atendimento na educação infantil, de 3 mil para 12 mil alunos, a reforma e climatização de 110 unidades escolares, das 137 existentes, diminuição da evasão escolar, entre outros avanços.
“Queremos agradecer à Fundação ABRINQ por este importante Programa, parabenizar Paulo Bomfim pela conquista e reforçar que o prefeito tem trabalhado incansavelmente na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, com garantia de acesso em todas as etapas da educação básica e na qualidade de vidas das crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou Lucinete.
A articuladora do programa em Juazeiro Miranery Amorim, representante da SEDUC, explicou que os gestores que aderiram ao programa inscreveram iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade, proteção, protagonismo, redução de risco de desastres naturais e migração, processos de “estão, desenvolvimento sustentável e primeira infância. "O prefeito Paulo Bomfim está de parabéns, desenvolveu políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuiu para a melhoria de indicadores importantes para este público e recebeu o reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq”, finalizou.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
3 comentários
01 de Jul / 2020 às 20h51
merecido, ótima gestão como há muito tempo não se via. o prefeito vem trabalhando muito pela nossa juazeiro!!
01 de Jul / 2020 às 22h26
PARABENS PARA PREFEITO BONFIM. E FORA BOSONARO. Família ao tipo pé de planta sem raiz. Crescem os galhos, mas caem por falta de sustentação. Gente que se apoia em milícias, que tem como futuro matar ou mandar matar, como fazem com os negros, os pobres, os inválidos, os idosos, os índios, as matas e os rios, isso é gente sem alicerce moral. Cai, família, cai, que nós iremos olhar pra Lua e nos adormecer de Paz.
02 de Jul / 2020 às 00h52
Srs leitores do conceituado. Só para lembrar, que Misael Aguillar, se não me falha a memória, também recebeu. ????????