Saiu nesta sexta-feira, dia 26, mais um boletim do Grupo de Modelos Matemáticos (GMC-VASF) de pesquisadores da Univasf que analisa, por meio de modelos epidemiológicos, a evolução da pandemia de COVID-19 nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
O propósito deste boletim informativo é contribuir para a informação do público e das autoridades da região sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus.
Nesta terceira edição o grupo destaca o aumento dos casos confirmados após abertura do comércio nestas cidades.
Para o professor Telio Nobre Leite, um dos pesquisadores do grupo, as análises têm batido com a realidade da pandemia na região: "Após 3 semanas divulgando internamente na Univasf os nossos resultados, nesta terceira edição do nosso boletim conseguimos detectar que o crescimento dos casos confirmados tem relação direta com a data da abertura do comércio (01 de junho) nas duas cidades. Nossos estudos apontam que a pandemia da Covid19 está em franca ascensão na região e que ainda não atingimos nem 3% da população infectada, incluindo os assintomáticos que não foram testados."
Em breve, o grupo estará disponibilizando mais informações em sítio específico na rede mundial de computadores. Para maiores informações, o email do grupo é: [email protected].
Instagram: https://instagram.com/gmcvasf
Ascom
2 comentários
26 de Jun / 2020 às 17h50
Tudo isso baseado nos testes rápidos da covid19? Como tá ocorrendo em todo o país, estão diagnósticando covid19 com apenas teste rápido! Acredito que mais da metade dos casos de covid19 em Juazeiro e Petrolina, foram usados o teste rápido como possível diagnóstico do coronavirus, me parece que não estão levando em conta que estes testes não são totalmente confiáveis e que eles podem dar muito falso positivo,e falso negativo principalmente se forem usados de forma errada,e mesmo usados de forma correta há ainda o risco enorme de dar errado o resultado.
26 de Jun / 2020 às 18h01
E mesmo com o comércio fechado o número tende aumentar ! O aumento disparado nos últimos dias em Juazeiro é o resultado dos inúmeros testes rápidos feitos,e que São notificados como casos positivos de covid19! .