O projeto Miséria que Habita, em parceria com o Ciranda Sertaneja, vai realizar, nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, a testagem gratuita de 50 exames rápidos de Covid-19 nos moradores da área rural de Inajá, no Sertão de Pernambuco, além da entrega de cestas básicas e produtos de limpeza.
As comunidades beneficiadas serão Lagoa do Meio, Manari Velho e Faveira. A primeira ação de testes foi realizada último dia 16 de maio, no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.
De acordo com os organizadores, Irajá foi escolhida por possuir um dos piores Índices de Desenvolvimento Humanos (IDH) do país. Com isso, os colaboradores decidiram contribuir com diagnósticos rápidos nestas áreas.
"Ainda que todos esses testes sejam distribuídos (pelo Ministério da Saúde), muita gente ainda vai ficar sem saber se está infectado ou não, dando prosseguimento à disseminação do vírus", pondera Henrique de Campos, fotógrafo e organizador do projeto.
O projeto já beneficiou 600 famílias em diversas localidades do Brasil. Entre eles estão a favela do Cantão no Bairro Cristal, em Porto Alegre (RS), Jardim Peri (SP), Rocinha (RJ) e Codó (MA), que também foram beneficiadas por ações do projeto como a captação de recursos e registros fotográficos, em parceria institucional com a ONU Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.
Além disso, a ação também também conta com o apoio de artistas como Maria Casadevall, Luiza Brunet, Karina Ramil, Eduardo Pelizzari, Marina Lima e os jornalistas Celso Zucatelli e Fábio Ramalho.
Segundo Henrique Campos, o projeto já atuava nessas comunidades categorizando os diferentes graus de miséria, suas peculiaridades geográficas, além de captar fundos para impactar de maneira sustentável cada um desses ambientes.
"O objetivo do Miséria que Habita é servir como um piloto para que outras instituições maiores, até mesmo governos, percebam que muito se pode fazer com menos investimento financeiro, quando este é substituído por atenção", destaca.
A campanha de arrecadação para levantar fundos para a compra de alimentos e produtos de higiene contra o Covid-19 pode ser acessada através do site https://www.mqh.org.br/covid19 ou pelo Instagram @miseriaquehabita.
0 comentários