A Prefeitura de Juazeiro, a pedido das Associações de Moradores, representadas pelo presidente da Federação Chico Bito, flexibiliza a queima de fogos e o acendimento de fogueiras.
Ao invés de proibir agora a administração municipal recomenda que a população não faça uso dessas tradições juninas e mantém o alerta para os riscos de doenças respiratórias que podem aumentar a procura por leitos hospitalares que já estão recebendo grande demanda de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.
“Nossa primeira preocupação é com os riscos à saúde das pessoas por conta de queimaduras e de doenças respiratórias provenientes da fumaça. Mas também entendemos que se trata de uma tradição desse período junino mesmo com o cancelamento da festa de São João. Por isso, atendendo a um apelo das Associações de Moradores resolvemos flexibilizar e agora recomendamos que a população tome cuidado e se proteja evitando soltar fogos e acender fogueiras”, alerta o prefeito Paulo Bomfim.
No decreto publicado na tarde desta quarta-feira, 10, ainda consta a permissão para a abertura do comércio também aos sábados para evitar maior aglomeração nas ruas. Com o funcionamento das lojas durante os seis dias normais o fluxo de clientes ao mesmo tempo irá diminuir porque haverá mais tempo para ir às compras.
Outras medidas adotadas foram a ampliação do toque de recolher para até o dia 30 de junho, nos mesmos horários das 22h às 05h, e a limitação de horário até as 21h30 para bares e restaurantes quando os mesmos reabrirem no final deste mês.
Luiz Hélio/PMJ
19 comentários
10 de Jun / 2020 às 19h41
Senhor Prefeito, analise com bastante cautela. O comércio ainda não está 100% funcionando e os números de pessoas infectadas pelo COVID só tem aumentado.
10 de Jun / 2020 às 20h23
Realmente não dá para entender a posição do Sr Prefeito Paulo Bonfim, inacreditavel total falta de respeito com as pessoas, permitir que acendam as fogueiras e soltem fogos. Por isso que Juazeiro sempre fica atrás de qualquer outro municipio porque é muito mal administrada...O cara libera situações que vai prejudicar a população e exige toque de recolher que na verdade nunca existiu nessa cidade..Vergonhoso essas atitudes. Por caprichos de uns fazer o que não deveria. Decepção total.
10 de Jun / 2020 às 20h35
Quer matar todo mundo só.pode , 5 dias não dá pra comprar o que tiverem que comprar ???? Os nuneros só aumentam, não temos hospital de campanha ,não temos.leitos....
10 de Jun / 2020 às 20h40
O prefeito não viu o vídeos do que aconteceu no último fim de semana na avenida Flaviano Guimarães e no bairro da Coreia. Aquela guerra sem sentido, tradição de queima de fogos desnecessária. Famílias pedindo pra que a policia e guarda municipal tome uma posição pra que coloquem ordem e o senhor prefeito libera a queima de fogos. E ainda diz que está pensando na saúde da população. Inacreditável esse novo decreto.
10 de Jun / 2020 às 20h46
Prefeito um pouco de cartela e caldo de galinha não faz mal a ninguém . Pra quer abrir comércio ao sabado. Os números não são favorável
10 de Jun / 2020 às 21h10
O número de mortos vão subir, e eu pergunto: de quem será a culpa? Infelizmente estamos jogados a própria sorte,
10 de Jun / 2020 às 21h18
Parabéns prefeito essa usando o bom senso a dando a chance para que a verdade venha a tona, meus parabéns, Juazeiro precisa mesmo voltar ao normal, dados da OMS deixam claro que devemos seguir em frente, enfrentando essa crise com sabedoria e jestos de humanidade.
10 de Jun / 2020 às 22h49
Parece que esse prefeito é do time de Bolso Nero. Uma associação qualquer não representa a opinião da população. Não existe critérios de segurança para permitir fogueiras uma vez que o município não tem condições de atender pacientes graves por doença respiratória. Falta de total responsabilidade. Cadê o Ministério Público? FORA PREFEITO ...
10 de Jun / 2020 às 23h06
Fogueira só serve pra queimar o asfalto das ruas, deixar as casa fedendo e acabar com a saúde principalmente de quem tem alergia. Não entendo o povo. Reclama pq fechou, reclama pq abre. Prefeito que fica preocupado com reclamações não faz nada, pq quer agradar todo mundo.
10 de Jun / 2020 às 23h57
O prefeito só quer lucrar, é errado a aprovação desses atos incabíveis
11 de Jun / 2020 às 07h19
Prefeito os novos casos e as novas mortes vão estar nas suas mãos, pra quê abrir tudo dessa forma o número de casos aumentando e vc preocupado com fogueira e fogos, a eleição vem aí e não vamos esquecer das suas atitudes. Vinham até acertando nas decisões mais agora jogou tudo por água abaixo.
11 de Jun / 2020 às 08h48
senhor Prefeito acredito que essa liberação traga mais problema pra nossa cidade. Confundi o decreto do toque de recolher pois das 22h a 5h da manhã ninguém poderá sair de casa . É o roque de recolher será flexibilizando? Nao dar pra entender mais nada. Acho muito imprudente, vidas estão em risco por conta de tradição junina. Por um todos pagam? Neste .momento o recolhimento é necessário.
11 de Jun / 2020 às 10h18
falta de respeito e só demonstra fraqueza em assumir postura, porque basta empresário e "liderança" comunitária subir o tom que favorece meia duzia em detrimento da maior parte da população. lamentável
11 de Jun / 2020 às 17h38
Sr. Prefeito , o Senhor se precipitou ao reabrir o comércio, estamos no momento muito perigoso.
13 de Jun / 2020 às 09h15
Cada comentário mais louco que o outro. O prefeito não está mandando ninguém acender fogueira, soltar fogos, sair de casa etc... leiam a matéria e entendam antes de falar besteira. As pessoas fazem muita crítica mas não parou ainda para pensar q cada cidadão é quem deve se comportar de maneira q achar q é correta.. esse vírus vai permanecer em nosso meio e cada um q deve se cuidar. Quem não precisa sair de casa não sai, porra ! Não fique aí exigindo comércio fechado e não está importando com quem vai passar necessidade, muitas pessoas tira seu sustento de lá.
13 de Jun / 2020 às 15h49
O erro não está em proibir ou permitir fogueiras... o erro não está em ter ou não ter toque de recolher... o erro não está em abrir ou fechar o comércio... o erro está em NÃO ABRIR NENHUM LEITO PRA COVID NO MUNICÍPIO... a UPA não é um hospital... cada paciente q entra lá deve sair pra outro hospital assim que tiver leito... Juazeirenses estão sendo deslocados para Remanso e até para Araripina... E o Sr. Prefeito e o Sr. Governador não abriram NENHUM leito na cidade... Que DEUS tenha piedade do povo que FOI ABANDONADO PELOS SEUS GOVERNANTES...
16 de Jun / 2020 às 08h24
A Prefeitura de Juazeiro, a pedido das Associações de Moradores, representadas pelo presidente da Federação Chico Bito, flexibiliza a queima de fogos e o acendimento de fogueiras. PURA MENTIRA O PREFEITO FICA USANDO ESSE SENHOR QUE SE DIZ REPRESENTAR A FEDERAÇÃO NÃO FOI CONSULTADO NENHUM PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO NEM UM SE QUER COMUNITÁRIO, MINISTÉRIO PUBLICO PEÇA ALGUMA ATA DE REUNIÃO OU ASSEMBLEIA REFERENTE A ESSE ASSUNTO NÃO EXISTE PORQUE NÃO OUVE, ISSO FOI O PRÓPRIO PREFEITO NÃO SE SABE O PORQUE QUE ELE VOLTOU ATRAS DO PRÓPRIO DECRETO.
16 de Jun / 2020 às 16h00
Povo não sabe o que quer! Quando Prefeito proíbe a queima e a solta de fogos crítica , quando flexibiliza critica do mesmo jeito. Vai entender esse povo! Prefeito só tenho em agradecer a flexibilização . Mas de três meses com minha família dentro de casa. acenderei minha fogueira assarei o milho ; ficarei com minha família isolada dos vizinhos na calçada e garagem desfrutando da comida tipica junina , e soltarei meus fogos com segurança como faça todos os anos muito Obrigado prefeito por proporcionar esse momento com minha família !!
18 de Jun / 2020 às 17h38
Covid 19 é preocupante, festejos juninos faz quem quiser,nesse puxa estica ,o Paulo Do fim está se enchendo com verbas federais, fazendo novo contrato de milhões com o banco onde os servidores públicos recebem dinheiro,e o contrato só vence em 2021, más já renovou p garantir o money quando sair da prefeitura. Meu povo vejam o que esse indivíduo está fazendo com o funcionário público!!!! Terceirizando órgãos, não paga uma vantagem de direito dos aposentados,as licenças vencidas , não fez concurso para sustentar a previdência privada UPJ,cidade às traças,contratos exorbitante em todas secretária