Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, o prefeito Paulo Bomfim tratou sobre a reabertura do comércio em Juazeiro que está fechado desde 13 de março em função do novo coronavírus.
A prefeitura vinha sofrendo uma pressão dos comerciantes e defensores da reabertura das lojas. Semana passada, um grupo fez manifesto pelas ruas da cidade baiana pedindo que o prefeito reconsiderasse o decreto.
No dia de hoje (28), a prefeitura de Juazeiro anunciou que irá reabrir as atividades econômicas e dividiu este processo em três etapas que começam a valer a partir do dia 01 de junho.
O prefeito Paulo Bomfim deixou claro que para que isto ocorra, algumas recomendações e restrições deverão ser tomadas, tais como o uso de máscara por funcionários e clientes, além de álcool em gel e medidores de temperatura na frente dos estabelecimentos.
O prefeito também confirmou que esta abertura pode ser revogada, caso a ocupação de leitos dos hospitais na cidade cheguem a 70%. No momento, Juazeiro conta com 52%.
1ª Fase - A partir de 01 de junho:
Abertura dos serviços não-essenciais (óticas, lojas de roupas..) terão horário de trabalho das 08h às 18h de segunda à sexta. Ambulantes também voltam a funcionar, juntamente com a zona azul. Os serviços deverão obedecer as restrições de UM CLIENTE por cada 12,5 metros quadrados. Medição de temperatura na entrada (Se o cliente tiver acima de 37,8 aconselhar a procurar a unidade de saúde mais próxima).
Além disso, o uso de máscara e álcool em gel. Idosos acima de 60 anos, crianças menores de 8 anos e portadores de doenças crônicas também não poderão adentrar nestes estabelecimentos neste período de pandemia. Cultos e missas poderão reabrir com ocupação máxima de 40% de sua capacidade, além de distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
2ª Fase: A partir de 15 de junho
Feiras, mercados, salão de beleza e barbearias poderão funcionar em seus horários convencionais obedecendo as restrições e regras como distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e pessoas acima de 60 anos, crianças menores de 8 anos e portadores de doenças crônicas não poderão entrar.
O Juá Garden Shopping também irá reabrir em horário especial, das 12h às 20h, também obedecendo todos os mesmos requisitos como uso de máscara, álcool em gel nas entradas e saídas, distanciamento, além da proibição de idosos acima de 60 anos, crianças menores de 8 anos no interior das lojas. As galerias abrirão em horário comercial.
3ª Fase: A partir de 29 de junho
Serão abertos a partir desta data, as academias, bares, restaurantes e lanchonetes. Para todos estes segmentos, deve-se abrir somente para 30% de sua capacidade. Nas academias, todos os funcionários e frequentadores devem usar máscara e luvas. Além disso, higienização constante nos equipamentos e uso do álcool em gel. Para os bares, restaurantes e lanchonetes, também deverão ocupar somente 30% da sua capacidade, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e obedecer o distanciamento mínimo de 2 metros entre clientes e higienização constante dos materiais.
O QUE AINDA ESTÁ PROIBIDO:
Aglomerações de pessoas em parques, playgrounds, áreas comuns, complexos esportivos, clubes e também funcionamento de casas noturnas/boates, cinema e aulas presenciais.
Assista a coletiva na íntegra:
Redação redeGN
15 comentários
28 de May / 2020 às 11h38
Bom dia! Sobre as igrejas evangélicas e outras, qual será a nova determinação do Decreto Municipal?
28 de May / 2020 às 12h18
Deus nos proteja! Acho irresponsabilidade reabrir o comércio agora. As pessoas tomarão o ônibus lotado para ter q trabalhar... Já q abrirá o comércio, porque o CNPJ é mais importante que o CPF, ao menos amplie as medidas restritivas, coloque o toque de recolher para as 20hs e durante os finais de semana.
28 de May / 2020 às 12h48
Santo remédio PF.
28 de May / 2020 às 13h02
Quem vai fiscalizar se o comércio vai cumprir as regras? Vão pagar pra ver mesmo risco da icupação dos leitos bater em 70%??
28 de May / 2020 às 13h15
Zona Azul? Há,ha essa não pode ficar sem faturar.
28 de May / 2020 às 13h31
A Joafra ( meio de transporte, o coletivo) vai trabalhar normal
28 de May / 2020 às 13h31
A Joafra ( meio de transporte, o coletivo) vai trabalhar normal
28 de May / 2020 às 14h36
Vai fechar denovo e dessa vez vai se r pior quando o povo começar a circular pegar essa pereba e ir pra fila da UPA morrer ai fecha até o final do ano e só reabre em 2021, com o tanto de caso sub-notificado vcs vão ver a merda que isso vai dar.
28 de May / 2020 às 14h46
Tá certissimo em reabrir o comércio!!A cidade n pode se quebrar!!Acho que deveria só ir trabalhar quem precisa e quer!!N deveria ser obg!!O que achei mais errado são as pessoas com 60 ou mais n poderem entrar em lugar nenhum!Nao são os idosos que transmitem o vírus pois todos que tiveram podem transmitir sem ter uma faixa etária específica!!Isso e tirar a liberdade dos idosos!!Ta errado!
28 de May / 2020 às 15h17
Somente uma correção sobre óticas; Somos serviços essenciais e estamos cadastrados no CNES =Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, fazemos parte da saúde visual, o mesmo médico que prescreve colírios também prescreve lentes corretoras e sem as quais um médico, um motorista de ambulância ou um cidadão que necessita do uso desta órtese para trabalho não consegue exercer sua atividade sem nossos serviços!
28 de May / 2020 às 15h21
O pagar pra ver é pagar pra morrer. Lamento muito essa decisão do prefeito e de muitos outros, assim como de governadores. Pra mim, não há diferença do que defende Bolsonaro. Tudo a mesma coisa. Deus tenha misericódia de nós. A ideia é realmente contaminar todo mundo, os mais fortes que sobrevivam, né? Lamentável!
28 de May / 2020 às 15h35
O número de casos só aumentando em Juazeiro. E, ao invés de se buscar medidas mais enérgicas pra controlar a curva absurda da contaminação abre-se o comércio. Não aguentou a pressão dos empresários... vários CPF serão cancelados. Uma irresponsabilidade atrás da outra.
28 de May / 2020 às 16h36
Comércio é mais essencial que a saúde? Vários funcionários já foram demitidos pela secretaria de saúde, asg, asb, dentista e até o ceo tá sendo desmontado pela gestão...
28 de May / 2020 às 17h58
Ha , ha , ha a zona azul esta na primeira fase.
28 de May / 2020 às 18h11
Ninguém se engane, entre os dias 15 e 30 de junho, vai se apresentar o resultado da disciplina do povo! se forem cumpridas as regras de forma rígida teremos a segunda etapa e terceira, mas entre esses dias veremos como ficará os hospitais! poderemos até ir para o lockdown! portanto povo, se cuidem de verdade pra gente tentar continuar vivendo!