O presidente Jair Bolsonaro subiu o tom contra os governadores e disse nesta terça-feira (12) que eles estariam afrontando a democracia ao não obedeceram a classificação de academias, barbearias e salões de beleza como serviços essenciais –ou seja, que podem seguir funcionando mesmo durante as medidas de isolamento social na pandemia do novo coronavírus.
Nas redes sociais, o presidente disse para os líderes estaduais que não concordaram com sua decisão sobre incluir no rol de atividades essenciais academias e salões de beleza ajuizarem ações na Justiça ou entrar com projeto de Decreto Legislativo.
A Constituição Federal determina que as esferas Federal e estadual dos poderes Executivos federal e estaduais estão em 1 mesmo patamar de hierarquia e, por isso, quando eles entram em 1 impasse cabe ao Judiciário decidir qual política pública melhor obedece as leis.
Segundo Bolsonaro, “afrontar o Estado Democrático de Direito é o pior caminho” porque “aflora o indesejável autoritarismo”. Bolsonaro disse ainda que a intenção do governo é atender milhões de profissionais que querem voltar a trabalhar.
Logo depois o presidente autorizar a inclusão de academias e salões de beleza no rol de atividades essenciais, governadores de pelo menos 6 Estados afirmaram que manterão os serviços fechados mesmo depois do decreto: de São Paulo, João Doria (PSDB); da Bahia, Rui Costa (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PC do B); do Pará, Helder Barbalho (MDB); do Ceará, Camilo Santana (PT) e de Manaus, Arthur Vírgilio Neto (PSDB).
O presidente defende que o isolamento social deve ser de apenas pessoas idosas ou doentes. Para Bolsonaro, aliviar o isolamento significa reaquecer a economia. Alguns dos governadores divergem e impõem medidas mais duras como o fechamento de bares, restaurantes e comércio para que as pessoas não se aglomerem.
Foto: Reprodução Facebook Jornal da Record
7 comentários
12 de May / 2020 às 16h06
O presidente esta certo, não existe esse questão na CF de que estão na mesma esfera hierárquica, se existe uma lei Federal que defina, é essa lei que vale, e não admite uma lei que retire ou seja diferente da esfera Federal
12 de May / 2020 às 16h51
PRESIDENTE DO BRASIL BOSTAnaro e reuniões com seus ministros Sim, SÃO PUBLICAS E A SOCIEDADE BRASILEIRA tem que saber quais as ACUSAÇÕES que o seu ex min dr moro o acusa! espero O JUDICIARIO não se CALAR NOVAMENTE DIANTE DAS MAIS DIVERSAS BARBARIDADES QUE VOSSA EXCELÊNCIA JÁ COMETEU!
12 de May / 2020 às 16h53
BOLSONARO...TA ERRADO .. MENTIROSO ....DESEQUILIBRADO DESAJUSTADO..XINGA JORNALISTAS
12 de May / 2020 às 16h55
Bolsonaro acabou o programa Maia Medicos Hoje muita MORTE MISERIA FOME
12 de May / 2020 às 16h58
Quem fala em autoritarismo? O presidente que disse, E daí? para os mortos e suas famílias vítimas da pandemia? Aquele que desdenha da pandemia? Aquele que cria todos os dias um problema que poderia ser evitado durante uma pandemia pelos simples fato de atender suas vontades egocêntricas? Aquele que passeia de jetsky enquanto o povo morre? Aquele que tem seus respiradores e UTI caso precisem seus familiares? Aquele que não quer mostrar um simples exame? É esse que tá preocupado com o povo ou quer empurrá-los para a morte? É esse o nosso presidente.
12 de May / 2020 às 17h58
ENQUANTO O PREFEITO DE PETROLINA EM MESMO ÉPOCA DE CORONAVÍRUS TEM OBRAS NA CIDADE EM JUAZEIRO NEM ISSO NAO TEM JÁ NÃO TINHA OQUE MOSTRA QUE ESTAVA ACONTECENDO PERDEU ELEIÇÃO VIU PAULO BONFIM
13 de May / 2020 às 01h34
RESPEITO MERECE QUEM SE DÁ, NÃO SE COMBATE O VÍRUS COM TEATRINHO E FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO. "# FORA BOZONARO E SEUS ABUTRES SELVAGENS"