Dentro das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA instalou o túnel de higienização na entrada do Mercado do Produtor, 4º maior Ceasa do país em volume e comercialização. O equipamento tem como objetivo eliminar os microrganismos da pele e da roupa de quem passa pelo túnel.
Há 24 anos seu Raimundo Nonato comercializa maracujá no Ceasa de Juazeiro e agradeceu a iniciativa da gestão. “As precauções estão sendo tomadas e é muito útil para os usuários do Mercado do Produtor. A administração da AMA tem se mobilizado com as prevenções contra o coronavírus”, externou.
O túnel de higienização está disponível durante todo horário de funcionamento do entreposto. A estrutura tem aproximadamente 2,20 de altura por 2,5m de largura e 4,5 m de profundidade. A desinfecção ocorre de uma forma simples e rápida. Basta que a pessoa entre no túnel, não é preciso tocar em nada, apenas passar pelo sensor que identifica a presença e em segundos sairá livre de vírus e bactérias, e sem a inalação de produtos que é inofensivo aos olhos, pele e cabelos.
Para o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro, Cristiano Coelho, a implantação do túnel dá mais tranquilidade para realizar o trabalho no dia a dia dentro do entreposto. “Agradeço muito à gestão da AMA e ao executivo municipal pelo trabalho que está sendo realizado no mercado neste momento de pandemia. Esse equipamento vai ajudar, ainda mais, a trabalharmos com mais tranquilidade”, elogiou.
Luiz Donizete, o presidente da Associação dos Carrinheiros do Ceasa, também aprovou a iniciativa e afirma que a medida é muito importante neste momento. “Ficamos satisfeitos com a iniciativa, pois contribui muito na higienização até mesmo dos carrinhos”, disse.
Foram distribuídas também algumas máscaras para quem não estavam usando para que todos que entrem no entreposto estejam protegidos. Desde o início da pandemia diversas ações estão sendo feitas, como a desinfecção e higienização dos veículos, aferição de temperatura aos usuários. A equipe da AMA organizou o fluxo dos carrinheiros permitindo o acesso pelo portão de entrada e a saída pelos portões da feirinha e da banana evitando assim aglomerações.
Todo o comércio de alimento dentro do Ceasa está sendo delivery e está proibido também o comércio de ambulantes. Estão canceladas as visitas monitoradas, além de reuniões, eventos e todas as atividades coletivas. A equipe de ordenamento da AMA tem orientado os cuidados de higienização e o uso constante das máscaras aos usuários do entreposto.
O diretor executivo da AMA, Auremilton Costa, destaca que todas as estratégias estão sendo feitas para combater o contágio da Covid-19 levando assim mais segurança e saúde ao entreposto. “O objetivo é proporcionar mais uma alternativa de desinfecção. Estamos trabalhando de forma incessante para levar o alimento à mesa da população juazeirense e também promover segurança a saúde dos usuários do Ceasa durante este momento de pandemia. Nossa equipe da AMA tem se empenhado bastante para que as medidas sejam cumpridas e tenhamos um ambiente com qualidade e segurança para os permissionários, carrinheiros, caminhoneiros e demais frequentadores”, concluiu.
O Mercado do Produtor de Juazeiro mantém suas atividades de comercialização por tratar-se de uma central de abastecimento de alimentos e assim garante a alimentação saudável da população. Seu funcionamento segue normal das 2h às 22h, aos sábados fecha às 17h e na segunda abre meia noite.
Daniela Duarte/AMA
2 comentários
06 de May / 2020 às 18h02
Que dizer que tem só o mercado do produtor pra coloca esse aparelho porque não coloca um no centro de juazeiro
06 de May / 2020 às 22h14
Pelo Amor de Deus. De onde tiraram a ideia de fazer o negócio desses? Se a pessoa estiver doente isso não vai adiantar de nada, é muito mais eficiente tornar obrigatório o uso de mascara dentro do Mercado do Produtor.