O prefeito Paulo Bomfim estendeu as medidas de isolamento social até o dia 2 de maio. Com isso, permanecerão abertos somente estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, conforme consta em decreto anterior.
Além disso, determinou o fechamento das Feiras e Mercados, exceto o Mercado do Produtor de Juazeiro por tratar-se de uma central de abastecimento de alimentos. Também permanecem proibidos os cultos e celebrações religiosas presenciais.
A decisão foi tomada após confirmação de novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município. Paulo Bomfim reforça a necessidade de ações imediatas para que não aumente a quantidade de pacientes buscando atendimento hospitalar.
“Tenho me reunido diariamente com o Comitê de Saúde, que conta com a secretária e médica Fabíola Ribeiro e com o assessor técnico da Sesau, o infectologista Washington Luís. A análise feita é a de que ainda não é hora de abrirmos mão do isolamento social. Somente através das medidas de prevenção poderemos conter a propagação desse vírus e o sucesso dessa luta também depende da colaboração de toda a sociedade. Por isso, estendi o prazo do fechamento do comércio e de outros serviços não essenciais para o dia 2 de maio”, ressaltou.
Paulo Bomfim destaca ainda as ações que estão sendo feitas pela Prefeitura de Juazeiro na prevenção e combate à Covid-19.
“Fomos o primeiro município da Bahia a adotar medidas visando proteger a nossa população. E continuamos trabalhando forte nesse sentido. Autorizei a compra de 10 mil testes rápidos, mais EPIs e material de higienização para abastecer as unidades de saúde, estamos entregando 35 mil kits de alimentação para os alunos da rede municipal, prestando atendimento socioassistencial a 36 pessoas em situação de rua e, em parceria com o Estado, vamos transformar a nossa UPA numa unidade exclusiva de tratamento do novo coronavírus”, elencou.
O prefeito informa que também tem conversado com o governador Rui Costa para uma possível utilização da estrutura do Hospital de Oncologia.
“Hoje Juazeiro conta com 10 leitos de UTI (sendo 2 com ocupação no momento) e 30 leitos intermediários (com 5 ocupações) no Hospital Regional. Vamos ampliar essa oferta com a UPA e ainda há a possibilidade de usarmos a estrutura da Unacon, onde tem capacidade para até 400 leitos. Todos os nossos esforços estão centrados nessa luta para protegermos a população dessa pandemia. Porém, ressalto que todos precisam contribuir respeitando e cumprindo o isolamento social", frisa.
No novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira (20), o prefeito de Juazeiro também recomenda o uso de máscaras para os trabalhadores de todos os estabelecimentos que precisam continuar abertos atendendo às demandas essenciais da população, como também a todos que necessitarem sair de casa.
Luiz Hélio/PMJ
12 comentários
20 de Apr / 2020 às 16h24
QUAIS MERCADOS? ele refere-se a supermercado também?
20 de Apr / 2020 às 17h12
Enquanto isso a fila para entrar no Assaí é uma verdadeira vergonha, pessoas aglomeradas sem o espaço entre as mesmas. Deveria fazer que nem ACM fez em Salvador, limitar a entrada no estacionamento de pessoas, pq não adianta nada limitar dentro do estacionamento se fora no estacionamento uma multidão aguardando
20 de Apr / 2020 às 17h25
Na Bahia sec. de saúde defende negar tratamento pra quem discorda do isolamento, Caiado limita o que e quanto você pode comprar. Doria espiona seu celular, te prende se sair na rua e rouba material médico particular. Witzel, melhor nem comentar. Maia armando golpe e fazendo parlamentarismo branco. E o ditador é Bolsonaro.
20 de Apr / 2020 às 17h48
Conforme dito pelo próprio prefeito ele investirá 1,5 milhões do dinheiro repassado pela União para compra de testes rápidos, e só deu para comprar 10 mil testes rápidos? O teste caro viu... kkkkk
20 de Apr / 2020 às 18h42
ESSE PREFEITO VAI AFUNDAR JUAZEIRO MAIS AINDA
20 de Apr / 2020 às 19h54
ele deveria obrigar os bancos a instalar pias para a população lavar as mãos, disciplinadores de fluxo, e demais formas de controle trazendo conforto a população.
20 de Apr / 2020 às 20h15
Prefeito queremos leito de UTI investir nisso ,senão vamos ficar meses em casa e nada será feito. Tanto dinheiro e não temos nada
20 de Apr / 2020 às 22h37
Quero só ver quando começar a faltar comida na mesa do juazeirense, essa quarentena é pura politicagem. Atualmente no Brasil os óbitos são só da covid-19, ninguém morre de outras doenças. Como já disse mandetta "a notícia só vende se for ruim" notícia boa não vende, então "chove" de notícias ruins sobre esse vírus deixando a população assustada. Acordem enquanto ainda há tempo!
21 de Apr / 2020 às 00h50
Prefeito chegou a hora de fazer algo por nossa cidade e pela população. Pare, com essas pequenas construções não e o momento. Olha o exemplo que Petrolina está dando, e outras cidades. Faça algo diferenciado pela população. Chegou a hora.
21 de Apr / 2020 às 05h49
Prefeito, desde quando ele fechou o comércio que não trabalho, estou a mercê de doação dos Amigos, agua e luz já são duas. O kit do Colégio Paulo VI nunca que chegou, ele fala em aula virtual, agora te pergunto : Nessa crise qual foi a primeira conta que deixei de pagar ? Paulo Bomfim não governa pensando nos pobres, Dona Lucinete é uma vergonha nessa gestão escolar, só aparece pra tirar self. Vcs estão mexendo com vidas, Deus está vendo.
21 de Apr / 2020 às 08h55
Todos os prefeitos estão montando um hospital de campanha, Paulo Bonfim vai usar a UPA. É tratar a população de Juazeiro como um.bando de idiota mesmo.
21 de Apr / 2020 às 10h12
cada um tem o prefeito que merece, parabéns ao povo de juazeiro, por ter eleito um... nem o povo da banda dele sai em defesa, uma vergonha