O mundo vive uma experiência catastrófica e de dimensão inusitada, cujo inimigo silencioso e mortal supera tudo o que se possa imaginar sobre a face da terra. As grandes potências tanto se orgulham de suas modernas armas de guerra e dos seus mísseis aptos a percorrerem grandes distâncias para matar povos inocentes, que nas datas magnas nacionais, com pompa e circunstância, desfilam em suas avenidas os equipamentos bélicos ou lançam ao mar as suas frotas navais de guerra.
Com isso alimentam os anseios egoístas de pura ostentação e intimidação dos pretensos inimigos. Mas, inesperadamente surge, não se sabe de onde, um desconhecido chamado de COVID-19 e, então, as potências chegam à triste constatação de que são incapazes de combater e destruir um simples vírus que, ameaçadoramente, está a um palmo do nariz dos seus líderes...
Supostamente fortes, são hábeis em ameaçar as nações mais fracas, as quais tem os seus territórios às vezes invadidos, e o seu povo subjugado e humilhado, quando não submetidos à força do poder econômico. Sobre o inimigo devastador que aí está, sequer conhecem o seu DNA, ou estão habilitados a disponibilizar uma vacina em curtíssimo prazo, que defenda a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. É impressionante verificar que os poderosos de ontem, hoje se humilham pedindo “pelo amor de Deus me vendam máscaras e respiradores”! E assistem impotentes ao desaparecimento de milhares de patrícios. E aqui cabe lembrar: “Não confie em ninguém, porque até sua sombra te abandona, quando você está na escuridão” (Leocádio Francisco).
O Isolamento Social, é uma solução indesejada, mas eficaz. Com a diminuição da movimentação pelas ruas, redução das atividades econômicas, o sumiço dos carros que saíram das ruas e os aviões que tiveram os seus voos cancelados, resultou na consequência positiva da queda da poluição, e as emissões de gases de efeito estufa caíram consideravelmente. Só em Nova York a queda da emissão de monóxido de carbono foi de 50%.
Nesse cenário de dor e angústia que abala os sentimentos das pessoas, a estatística nesse sábado já totalizou o triste número de 1.600.000 de infectados e 100.000 de vidas perdidas no Mundo, e no Brasil 19.943 e 1.074, respectivamente. Mais triste, ainda, é registrar que na Itália 102 médicos morreram infectados pelo vírus!
É impressionante o aspecto de abandono nas ruas das principais cidades em todos os Continentes, o que significa o recolhimento temporário de todos aos seus lares e assim estimulando o estreitamento das relações entre pais, filhos e avós. O ambiente familiar passa a ser propício aos comentários e reflexões de toda ordem e assim pude ouvir do meu filho o comentário: “o aspecto desértico das cidades lembra um filme de ficção”! A sua filha e minha neta de 10 anos, ouve a conversa sobre a tragédia e solta essa pérola: “Surreal, Vô”!
Uma tragédia dessa relevância projeta do íntimo de cada cidadão, um natural espírito de mais amor e solidariedade, mais compreensão e vontade de servir aos atingidos e familiares. Nesse contexto merece enaltecer o desempenho humano e carinhoso dos Médicos, Enfermeiros e Servidores hospitalares, submetidos ao risco de morte, como já aconteceu na Itália: 92 médicos e 26 Enfermeiros morreram pelo contágio irreversível! Merecem, todos esses profissionais, o fraternal abraço pessoal ou virtual de cada cidadão desse nosso Mundo! Palmas para eles!
Meu propósito era não contaminar o texto com qualquer enfoque político e apenas fazer uma reflexão sobre o drama do momento, causado pelo COVID-19. Mas, não poderia passar incólume a ridícula atitude do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, utilizando o seu Twitter para usar linguagem infantil e debochada contra o povo chinês, o que provocou imediata reação do Embaixador da China.
Por ser hoje um grande parceiro comercial do Brasil, o fato evidenciou um baixo nível na relação diplomática com uma Nação recentemente visitada pelo Presidente Bolsonaro, que ao voltar declarou: "a China cada vez mais faz parte do futuro do Brasil". Não repreender o Ministro e também o seu filho Eduardo Bolsonaro por semelhante gesto dias atrás, pelo despreparo e insensatez de ambos, foi uma omissão intolerável da Presidência.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público - Aposentado do Banco do Brasil – Salvador – BA.
26 comentários
12 de Apr / 2020 às 23h34
Eu me detive no paragrafo 6 onde a criança empregou uma palavra que literalmente traduz e resume todo esse momento, jamais vivido, e olha que ela só tem 10 anos. Imagine para seu vô e alguns amigos do seu vô: É SIMPLESMENTE SURREALÍSSIMO!
13 de Apr / 2020 às 00h18
Lutar contra o invisível é muito difícil, porém a energia vibratória das pessoas do mundo na tentativa de salvar (equipe multidisciplinar da saúde), sobreviver (os acometidos) e banir (os cientistas), esse vírus mostra a antítese do qual fracos e fortes nós somos. A fé é a única arma que temos, não tem míssil, nem tanques, nem julgamento à China, que permitam que acordemos amanhã. A dica ainda é: Fique em Casa. (Salvador-BA).
13 de Apr / 2020 às 00h21
Parabéns, muito bem elaborada. As grandes Potências ficaram, realmente, sem armas para esse inimigo invisível.
13 de Apr / 2020 às 00h29
Muito bom seu texto, porém o que está em jogo não é a opinião de Eduardo Bolsonaro, mas o fato dele ser filho do Presidente. Se fosse qualquer outra pessoa, mesmo que parlamentar, aposto que a repercussão seria próxima de zero. Sabemos que foi Eduardo quem começou toda celeuma. O Ministro da Educação pegou carona (retardada) no assunto. Minha intenção não é defender Eduardo Bolsonaro, mas te perguntar: por acaso você leu a nota do embaixador chinês rebatendo o Eduardo? Não é a Nota da embaixada da China, mas do embaixador chinês. (Salvador-BA).
13 de Apr / 2020 às 00h30
"Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos" (Nelson Rodrigues, jornalista, escritor e romancista)
13 de Apr / 2020 às 00h30
Concordo com o conteúdo de sua crônica, mas especificamente a parte "in fine" no que diz respeito à repreensão ao Sr. Ministro da Educação e ao Deputado Eduardo Bolsonaro, colocando cada um no seu lugar. Senão ficará sempre municiando os francos atiradores que, como impatriotas que são, não aceitam um Brasil de brasileiros e sim um Brasil só de Brasília. (Salvador-BA).
13 de Apr / 2020 às 00h44
DEUS ME LIVRE DO MAU..... BOLSONARO É O ÚNICO PRESIDENTE QUE PREJUDICA A SAÚDE DO POVO. BOLSONARO MORO NUNCA MAIS
13 de Apr / 2020 às 00h46
FORA BOSTAnaro ... BOLSONARO LARANJAS PODRES FAZENDO MAL PARA A SAÚDE DO BRASIL.
13 de Apr / 2020 às 00h49
Bolsonaro Ta errado Xingar Jornalistas professores trabalhadores. Bolsonaro pior que CoronaVirus. BOLSONARO ENGANOU O BRASIL
13 de Apr / 2020 às 01h08
Quando olho para o nosso país vejo o quanto é difícil aplicar preceitos básicos do cristianismo mesmo por aqueles que se dizem cristãos. Só como exemplo, temos no congresso a bancada da bala. O inepto, que está tentando criar mais um novo partido, enche a boca para alardear o número da legenda: 38 (alusão à arma de fogo). Seu discurso de fim do isolamento social é como uma arma apontada para cabeça, alheia.
13 de Apr / 2020 às 01h09
Bolsonaro aliado do Virus. Bolsonaro fim do mundo
13 de Apr / 2020 às 01h14
BOLSONARO ODEIA NORDESTINOS MAS JESUS AMA NORDESTINOS
13 de Apr / 2020 às 01h26
BOLSONARO MAU. A vasta maioria dos que elegeram Hitler eram Evangélicos. Luteranos, batistas e outros movimentos chamados “cristãos” liderados por clérigos (pastores, reverendos, diáconos) que só foram ver a tolice que tinham feito quando suas mãos já estavam sujas de sangue de judeu.
13 de Apr / 2020 às 01h29
Quem apoia Bolsonaro ta mamando ou plantando no Laranjal Bolsonaro??BOLSONARO PASTORES MILIONARIOS E O BRASIL POBRE
13 de Apr / 2020 às 01h40
Quem apoia o Virus não merece respeito.. Bolsonaro aliado do Virus.?? Muito triste Bolsonaro e filhos milionarios e povo sofrendo sem saude
13 de Apr / 2020 às 01h55
Bolsominios acredita no remedio Bestanaro mas nao acredita na doença?? Bolsonaro engana o povo falando que é uma Gripezinha
13 de Apr / 2020 às 01h56
Bolsominios acredita no remedio Bestanaro mas nao acredita na doença?? Bolsonaro engana o povo falando que é uma Gripezinha
13 de Apr / 2020 às 02h35
Não é a primeira vez que líderes evangélicos apoiam o fascismo. Dentre os 17 mil pastores evangélicos que havia na Alemanha, nem 1% se negou a apoiar o regime nazista. Protestantes ouviram seus líderes insistindo que cooperassem com Hitler. A primeira maioria absoluta conseguida pelo Partido Nazista nas eleições estaduais aconteceu em 1932 em Oldemburgo, um distrito em que 75% da população eram protestantes. Nacionalismo, anti-comunismo e ressentimentos contra a comunidade internacional devido a tratados punitivos durante a Primeira Guerra Mundial também influenciaram as decisões dos protesta
13 de Apr / 2020 às 02h43
Enquanto o brasileiro ainda está hipnotizado e manipulado, por esse "Ente das Trevas" que ocupa o poder deste país, levando a todos para a morte certa, o mundo certamente já se apercebeu, que esse GENOCIDA INSANO, é um perigo, até para a própria humanidade.
13 de Apr / 2020 às 03h35
Esse B....ente das trevas, Bolsatã, que nefastamente infesta o poder desta Nação, insistindo e incentivando o povo, a cegamente se expor a uma morte certa, só pode ser uma entidade maligna, expelida diretamente das profundezas dos infernos, para arrasar com este pais e levar o pavor, a miséria e desespero a todas as famílias
13 de Apr / 2020 às 08h50
Parabéns! Excepcional!
13 de Apr / 2020 às 08h56
Como sempre, sensacional! Fiquem em casa! (Salvador-BA).
13 de Apr / 2020 às 08h58
Parabéns! Excepcional!
13 de Apr / 2020 às 09h10
Além dos fatos e preocupações apresentados, fico pensando no futuro da nação. Até agora, o comércio, pequenos empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviços estão ficando sem renda e compreensivelmente protestam. Não seria o caso de existir um tabelamento adicional no Imposto de Renda dos assessores políticos, funcionários públicos, aposentadorias e salários com valores mais altos , digamos 10 salários mínimos, para compensar este sacrifício? Pois sinceramente até agora só vejo um lado ser sacrificado, e nada da imprensa falar....FOZ DO IGUAÇU
13 de Apr / 2020 às 09h14
A eleição presidencial de 2018 nos deixou essa triste realidade. Um Presidente NEFASTO com uma LEGIÃO de seguidores ZUMBIS que só sabem dizer: "Sim Meeeeeestre".
13 de Apr / 2020 às 20h20
Com a sua sensibilidade, você traz a tona, algo que é notório, porem jamais imaginado. As grandes potências mundiais, mesmo sendo detentoras dos mais sofisticados arsenais de guerra, se curvam diante de um inimigo, cuja única arma que possui é um codinome “Covid-19”. Nota-se que o mundo está passando por uma prova global do medo, ameaçando todos, já que não existem muros e nem fronteiras, pois o inimigo domina o espaço em tempo real e sem quaisquer proporções geométricas. Se não bastasse tudo isto, vemos autoridades contribuírem para o agravamento em determinadas áreas ao invés de apaziguarem.