O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) está concluindo os três primeiros Ecopontos, do total de 10 que serão instalados em pontos estratégicos da cidade.
A iniciativa visa conscientizar os cidadãos a diminuir a quantidade de entulhos e outros materiais descartados irregularmente em áreas públicas e terrenos baldios.
O prefeito Paulo Bomfim visitou na última quinta-feira (09) a construção dos Ecopontos que estão localizados nos bairros: Angari, Novo Encontro e entre a Penha, Expedito Nascimento e Country Clube.
“A ideia de montar esses espaços é justamente para que a população quando fizer uma poda ou estiver com resto de materiais de construção deposite nos Ecopontos que estão sendo instalados na cidade. Isso facilita o trabalho da prefeitura no momento de recolher o lixo e depositar no local adequado”, explicou Bomfim.
A prefeitura de Juazeiro através do SAAE e Secretaria de Serviços Públicos (SESP) intensificou os mutirões de limpeza em diversos pontos da cidade, reduzindo consideravelmente o acúmulo de entulhos nas ruas. As equipes atuam com cerca de oito caçambas, um trator e cinco maquinas retroescavadeiras, retirando diariamente das ruas aproximadamente 500 toneladas de entulhos.
Durante o serviço as equipes fazem também o trabalho de conscientização, solicitando aos moradores dos bairros, que evitem jogar restos de materiais de construção, móveis e podas de árvores nos espaços abertos, para evitar a proliferação de insetos e, consequentemente as doenças transmissíveis. Com os Ecopontos, todo esse material pode ser depositado no local facilitando assim a remoção diária e o acumulo de resíduos.
Antonio Pedro e Jayanne Rodrigues (estagiária) Ascom/SAAE
6 comentários
11 de Apr / 2020 às 21h23
A Esquerda recalcada criticou O presidente Bolsonaro por sair as ruas , e o prefeito de juazeiro ex-comunista, sai as ruas, visita locais públicos sem sequer usar um EPI . Deveria ser processado por colocar em risco a polução! Cadê as máscara prefeito Paulo Bomfim .Dando péssimo exemplo?
11 de Apr / 2020 às 21h43
ATENÇÃO POPULAÇÃO! É apenas materiais 'descartáveis' não é pra jogar LIXO e transformar num lixão. Isso quem já faz é a coleta diária. EU DISSE, NÃO JOGUEM LIXO, APENAS MATERIAL DESCARTÁVEL
11 de Apr / 2020 às 22h39
Isso não vai dar certo Geraldo...sou moradora do Expedito, e o povo é mal educado ,não digo aqui digo no geral , vão jogar restos de comida ,tudo lá dentro ,só vai servir para juntar baratas ,ratos entre outros ,o prefeito devia ter consultado os bairros e não jogar isso na cara da gente ...mas responderemos nas urnas
11 de Apr / 2020 às 22h42
Juazeiro é bem complicado! O MUNDO INTEIRO preocupado com a PANDEMIA que está MATANDO RÁPIDO , o sr. prefeito está preocupado com descartes de entulhos, descartes de lixo! o que a secretaria de saúde tem feito para receber futuros infectados pela COVID 19? creio que só temos o hospital regional, pois UPA não é local adequado PARA TRATAMENTO inclusive por risco de contaminação! Paulo bomfim, o negócio é sério! vidas tem VALOR , não financeiro! Tem que ter uma ESTRUTURA, HOSPITAL DE CANPANHA CASO NECESSÁRIO DAR UMA ASSISTENCIA HUMANA A QUEM NECESSITAR e pelo visto não tem ! o negócio é sério.
12 de Apr / 2020 às 02h52
Conversa pra boi dormir. Isso não passa de uma mera formalização dos novos lixões da cidade. Alguém de pouca competência mas com uma enorme criatividade teve essa idéia infeliz. Não sabem o que fazer então inventaram os tais ECOPONTOS. como diz a matéria servirá para o acúmulo de Lixo e posteriores recolhimentos. Infelizmente nós moradores que sofremos com estes lixões perdermos a batalha. A incompetência saiu vitoriosa.
12 de Apr / 2020 às 13h43
As prefeituras nao devem se limitar ao Covid 19, a vida continua apesar dele e no entorno dele. A cidade esta viva. Correta acao da prefeitura, errado é o povo, dificil de ser educado sim, mas nao cabe à prefeitura educar pessoas. Lixo, cada um faz o seu, infelizmente as pessoas os querem compartilhar. É dificil. A prefeitura deveria colocar cameras nesses locais e multar qum infringe uma tentativa de diciplina e organizacao para a coleta desse do lixo .