Ficou determinada, através de decreto municipal, a reabertura das feiras livres e dos mercados centrais de Juazeiro a partir desta sexta-feira (03), com algumas medidas de segurança visando o combate à disseminação do coronavírus. Os feirantes devem fazer uso constante da máscara, álcool gel, limitar o número de atendimentos simultâneos, com distância mínima de 1 metro entre as pessoas e 1 metro entre barracas e equipamento.
Até quinta-feira (09), os mercados poderão funcionar de forma contínua e na sexta-feira referente ao feriado da Semana Santa, como em todos os anos anteriores, as feiras e mercados estarão fechados. O Decreto Municipal do nº 281/2020 promoveu alteração no Decreto nº 278/2020, para permitir o funcionamento dos mercados Joca de Souza Oliveira e Arnaldo Vieira e das feiras livres dos bairros João Paulo II, Alto do Alencar, Piranga II.
O consumidor poderá encontrar nesses espaços itens para a ceia da Semana Santa e está permitida a comercialização de: verduras, frutas, peixe, carne, tempero seco, além de qualquer produto de origem vegetal e animal, inclusive seus derivados. As barracas que fornecem lanches e alimentação em geral, tais como pastel, tapioca e caldo de cana, somente poderão funcionar apenas como delivery.
A feirante do Mercado Arnaldo Vieira, Odete Ferreira agradeceu, a iniciativa da gestão municipal em abrir as feiras e disse estar seguindo todas as normas de proteção. “Estamos abastecidos para receber nossos clientes neste período e seguindo todas as normas de higiene e de segurança para nossa saúde e dos fregueses também. Garantimos à população que nossos produtos estão higienizados e que venham aos poucos para não aglomerar. Tem mercadoria para todo mundo”, disse.
O mercado Joca de Souza Oliveira irá funcionar no estacionamento do camelódromo em frente ao Estádio Adauto Moraes. Após o período da Semana Santa os mercados Joca de e Popular funcionarão em dias alterados entre si. A equipe de ordenamento da SEMAUR e Guarda Municipal também estão auxiliando na organização dos espaços para evitar qualquer tipo de aglomeração e conter o contágio pelo coronavírus e H1N1.
O assessor especial de gestão, Auremilton Costa, destacou a importância dos feirantes e comerciantes seguirem as normativas de segurança a saúde. “As equipes da AMA e da prefeitura estão trabalhando em parceria para que não tenha aglomeração de pessoas nesses espaços. O feirante deve estar protegido, ter higienização, usar luvas, manter a distância das pessoas. Pedimos que todos sigam as orientações e respeitem essas medidas. Orientamos também a população que se organizem na hora das compras, pois o público não poderá ficar aglomerado”, disse.
Daniela Duarte/AMA
2 comentários
03 de Apr / 2020 às 15h26
O MITO estava certo kkkkkk. Não pode parar o país. Temos que nos adaptar. Mas os comunistas queriam o CAOS.
03 de Apr / 2020 às 16h50
DAQUI A POUCO AUTORIZAM MICARETAS, TRIO ELETRICO,, FUTEBOL, PAGODES MIL.....TUDO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES....AI.AI.....UM POUCO DE CAUTELA E CALDO DE GALINHA NA FAZ MAL MINHA GENTE. BOM SENSO NAS DECISÕES SRS. ADMINISTRADORES...