O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus e ao H1N1, formado por representes da SESAU, SEDUC, Procuradoria Municipal, SEDES, SEMAURB, SEFIN e SEAD comandado pelo Prefeito Paulo Bomfim, decidiu nesta quinta-feira (26), pela transferência dos atendimentos pediátricos que acontecem na UPA para o Hospital São Lucas.
A mudança está prevista para domingo (29), com isso, os atendimentos de urgência, emergência e internações passarão a ser na unidade hospitalar no bairro Jardim Flórida.
Os atendimentos pediátricos estavam acontecendo na UPA desde setembro de 2019, mas pela atual situação que o país passa com relação à pandemia e a transmissão comunitária do coronavírus já declarada pelo Ministério da Saúde e com casos confirmados para as duas doenças em Juazeiro, o Comitê decidiu pela transferência dos atendimentos pediátricos. A SESAU está mobilizando as equipes para a mudança.
O Comitê é presidido pela Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, sob orientação do Prefeito Paulo Bomfim. A gestora esclarece que o momento é de reestruturação para deixar a rede de saúde estruturada e evitar a exposição das crianças. “Estamos em um momento cauteloso e precisamos pensar na população em especial nas crianças. Aqui em Juazeiro já temos casos confirmados das duas doenças (coronavírus e H1N1). Nosso objetivo é melhorar a segurança para as crianças e estabelecer os fluxos na UPA para os adultos que cheguem com sintomas respiratórios”, explicou.
Fabíola Ribeiro ressalta ainda a transferência. “O espaço físico do Hospital São Lucas é amplo, uma unidade nova, com certeza é o melhor local no momento para levarmos os serviços de pediatria. Precisamos de uma unidade que não seja referência nem para o coronavírus e nem para H1N1 aqui na cidade e que disponha de espaço exclusivo para pediatria através do SUS para assim resguardamos o público infantil”, concluiu.
Débora Sousa/SESAU
3 comentários
26 de Mar / 2020 às 18h32
DR. FABÍOLA, COSO A POPULAÇÃO NECESSITE DE ATENDIMENTO MÉDICO /ODONTOLÓGICO, ONDE E COMO SERÁ ATENDIDO?
26 de Mar / 2020 às 20h51
Mais um hospital que vai tomar calote da Prefeitura,ela honra o compromisso por três mezes,cuidado diretor desse hospital lembre do Hospital Pró-Matre,eles falaram tanto de Joshef Bandeira que era caloteiro eu não vejo nenhuma diferença dessa gestão de Paulo Bonfim.
26 de Mar / 2020 às 20h55
Enfim em meio ao caos uma boa noticia! seria bom que o atendimento as crianças ficasse no Hospital São Lucas até o dia em que um prefeito home construisse um Hospital só para crianças em definitivo, por que não é fácil a gente um monte de inocente sendo atendido lá na UPA junto com adultos 'lembrando que os funcionários do hospital UPA são uns heróis'