Diante dos casos de coronavírus e H1N1 no país, cuidados básicos de higienização têm sido recomendados pelas instituições de saúde. No entanto, nem todos possuem acesso a essa estratégia de prevenção.
Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro, em parceria com o projeto Anjos & Amigos está promovendo campanha de arrecadação de produtos de higiene para serem distribuídos a pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo das em situação de rua. Os agendamentos para doação podem ser realizados via telefone.
Materiais como sabonetes, detergente, creme dental e papel higiênico são alguns dos produtos que podem ser doados à campanha. Além destes, o grupo também está arrecadando alimentos, roupas, lençóis e colchões. De acordo com a gerente financeira da SEDES e uma das responsáveis pelo projeto, Camila Costa, o intuito é estender o acesso a esses cuidados a quem mais precisa. “Muitos não têm condições de se prevenir adequadamente, então será de grande importância esse kit de higienização chegar até os mais necessitados. O momento é de empatia e solidariedade”, afirma.
Tais cuidados com a higiene pessoal, bem como a importância da alimentação saudável e do isolamento social foram algumas das recomendações feitas pela Secretaria de Saúde (SESAU) do município. Devido às ocorrências do vírus H1N1 e do Covid-19 no país e na região, medidas de prevenção também foram adotadas pela SEDES como a suspensão de atendimentos presenciais nos serviços de assistência social e o adiamento do prazo para cadastramento no CadÚnico, a fim de evitar aglomerações.
“Mesmo diante de todo serviço oferecido sabemos que o período é de impacto social e crise. O intuito é de atender também as famílias que estão em vulnerabilidade social e apoiar esse público no enfrentamento a esse momento de pandemia”, ressalta a superintendente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Francisca Bandeira. Seguindo as recomendações de isolamento social, o contato para entrega das doações pode ser feito via telefone ou whatsapp, através do número (87)98877-9023, onde serão feitos os agendamentos para busca dos produtos.
Mayane Santos - Estagiária/sob supervisão de Raphael Leal
2 comentários
26 de Mar / 2020 às 17h53
Quer dizer que o prefeito quer levar vantagens através de um projeto social que faz um trabalho que beneficia a população de vulnerabilidade, vocês do projeto não deveriam se misturar em política ,ou pelo menos essa situação deveria ser inversa, a secretaria que deveria doar para vocês fazerem o trabalho social de vocês e não tirar vantagens em cima das doações do povo! Só em juazeiro isso!
26 de Mar / 2020 às 18h02
Assim é muito fácil , o projeto se empenhar arrecadar e depois a prefeitura vim querer fazer parceria , com produtos já arrecadados! Queira vê se o projeto anunciasse que tinha a prefetura pelo meio disso se iriam ficar receosos, acho que o projeto social não deve se misturar em política, pode ajudar sim ,mas sem vínculo com política ajuda do mesmo jeito!