Neste domingo (22), é comemorado o Dia Mundial da Água e o Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) vem adotando medidas para conservar e deter o desperdício da água
A água é um recurso natural mais precioso do nosso planeta. De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), o Brasil desperdiça 81% de sua água na produção agrícola e pecuária. Para transformar essa realidade, o Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) vem implementando uma nova tecnologia em suas lavouras que evita o desperdício desse recurso natural.
Trata-se de um sistema de irrigação localizada, que utiliza o gotejamento ou a microaspersão da água, e que hoje é adotado por cerca de 70% dos produtores assentados no Perímetro de Irrigação de Maniçoba. Nessa técnica a eficiência do recurso pode chegar até 90%.
"Com esse método a água é bem aplicada e distribuída somente na área que a planta está enraizada e assim é possível evitar desperdício, erosão e salinização. O sistema é tão eficaz que o Perímetro aumentou sua área de irrigação. No início eram 4.367 ha, hoje já temos 8.651 ha”, explica o técnico agrícola do Distrito Marcelino Ferreira.
De acordo com informações da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do DIM, o Perímetro Irrigado de Maniçoba foi idealizado para fazer 100% de sua irrigação com o sistema de sulco, um método que consiste na distribuição de água através de pequenos canais (os sulcos), paralelos às fileiras de plantas. No entanto, após estudos que analisaram a eficiência dessa técnica e seus impactos ambientais, a ATER passou a orientar aos produtores do Perímetro, com o incentivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a utilização do sistema localizado.
O produtor rural José Vitor Alves, faz parte do percentual de agricultores que utilizam esse sistema. “Sou produtor há 20 anos e há uns cinco, adotei o método localizado. Com isso pude perceber a economia que essa técnica permite no uso da água, e consequentemente como é possível diminuir os custos com a mão de obra e melhorar a produção. Além disso é um sistema de fácil manejo, pois só preciso ligar a bomba e o sistema funciona só”, conta o produtor.
A ATER do DIM vem conscientizando os produtores rurais para que utilizem a irrigação localizada, e a assim otimizar o uso da água. Ainda de acordo com o técnico da ATER, Marcelino Ferreira, a mudança de hábito é fundamental. “Agricultores ainda enchem os pulverizadores no canal de irrigação, isso é algo totalmente errado, porque contamina a água com produtos químicos. Além disso, os produtores utilizam defensivos e descartam a embalagem em qualquer lugar o que também gera prejuízos a natureza”, pontuou.
Ascom DIM Foto: José Luiz Oliveira - Codevasf
0 comentários