Início da tarde de domingo, três adolescentes dançam ao som de rapper e pop, de forma harmoniosa, cadenciada e com movimentos equilibrados; até aí tudo bem, já que a dança é uma das principais diversões do jovem. Mas quando isso acontece ao ar livre, tendo como palco os degraus de uma escadaria pública a história muda.
Lara Miranda, Natália Nascimento e Yasmin Jesus, esses são os nomes das três dançarinas que protagonizaram uma verdadeira demonstração artística ao se apresentarem, mesmo sem plateia, em uma das partes da escadaria da Rua Deocleciano da Rocha Passos, entre os bairros Conceição e Caixa D´água, em Jacobina, local escolhido como cenário para mais um ensaio que aconteceu no domingo, dia 8, quando se comemorou justamente o Dia Internacional da Mulher.
Uma caixa amplificada portátil e um tripé com um aparelho celular fixado eram os instrumentos utilizados pelo trio de dançarinas que sem nenhuma cerimônia esbanjava saúde, alegria e talento, com passos e gestos, muitas vezes improvisados, e outros visivelmente ensaiados.
Além da dança, outro detalhe que chamou a atenção foram os depoimentos do grupo, denominado de Mast Dance, em relação à arte e a vida. Segundo as talentosas jovens, o objetivo principal da formação do grupo, que na verdade é formado por quatro adolescentes, é mostrar para as pessoas, principalmente os jovens, que a dança pode ser utilizada como uma forma de diversão saudável. As meninas também revelaram que gostariam muito de conseguir apoios para levar alegria para os jovens dos bairros mais carentes através da música, da dança e com distribuição de mantimentos para as famílias e brinquedos para as crianças.
Em um mundo onde as drogas têm acabado com a vida de jovens e seus familiares, atitudes como as das meninas do Mast Dance são dignas de elogios e incentivos. Para que os jovens sejam indivíduos corretos, dignos e respeitadores das leis, sem vícios morais ou físicos, se faz necessário as presenças dos pais e a colaboração da sociedade.
O Mast Dance está nas redes sociais. Para conhecer um pouco mais do trabalho das meninas, o instagram do grupo é: @mast.dance.
Gervásio Lima-Jornalista e historiador
3 comentários
17 de Mar / 2020 às 03h15
PARABENS DOUTOR GERVASIO. HOJE O BRASIL SOFRE NA MAO DE BOLSONARO MORO ENGANOU O BRASIL HOJE TUDO PIORANDO. BOLSONARO TA ERRADO XINGAR JORNALISTA XINGAR NORDESTINOS
17 de Mar / 2020 às 03h17
CUIDADO MENINAS. BOLSONARISTAS SAO CONTRA A CULTURA DIVERSIDADE. DEUS ME LIVRA DO MAU BOLSONARO
17 de Mar / 2020 às 03h23
Senhor Gervasio isto é exemplo de Amor Paz Alegria Humanismo.