I Workshop de Segurança Alimentar e Nutricional é realizado em Juazeiro

Realizado nesta quarta-feira (11), na Central de Serviço e Apoio a Agricultura Familiar (CESAF), em Juazeiro, o I Workshop de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu cerca de 100 pessoas. Com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e nutricional do município, o workshop contou com palestras sobre ‘Soberania e Segurança Alimentar’ e ‘Meu Prato + Saudável’ - ministradas por representantes do IRPAA e da UNIFTC.

“Trabalhamos a soberania e segurança alimentar que é o direito que os povos, países ou as uniões de estados têm para definir suas políticas agrícolas e alimentares e protegerem sua produção e sua cultura alimentar e não serem prejudicados pelos demais. A soberania e a segurança alimentar visam garantir o acesso à alimentação em quantidade necessária e de qualidade”, explicou José Moacir, representante do IRPAA.  

Alunos do Núcleo de Cidadania Adolescente do CRAS Malhada da Areia (NUCA) também prestigiaram o evento. De acordo com a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro, o evento foi um sucesso. “Esse é o primeiro de muitos que pretendemos realizar em Juazeiro. Hoje falamos sobre assuntos de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população, através da reeducação alimentar que vai desde a produção do alimento no campo até a mesa do consumidor. Uma forma de educar as pessoas a fazerem uma refeição adequada e equilibrada”, explicou.

Para a professora do curso de nutrição da UNIFTC, Sibery Barros, um prato mais saudável requer um conjunto de alimentos com nutrientes necessários para manter o equilíbrio do corpo. “Estamos passando aos presentes como montar o seu prato de forma acessível e saudável, pois existem muitas possibilidades de montar uma horta em casa e podemos produzir nosso próprio alimento. Com base no Guia Alimentar da População Brasileira, estou ensinando a elaborar o café da manhã, almoço e jantar. Além disso, informamos sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, como a semente da abóbora, a casca da cenoura e da banana, agregando valor nutricional, quantidade ofertada e economia financeira”, explicou.   

Representando a Câmara Municipal, o vereador Tiano Felix falou da importância do evento. “Precisamos ampliar o debate sobre as políticas públicas nesse sentido, como propôs o tema do evento. Como representante político, acredito que precisamos cada vez mais lutar pelos nossos direitos”, disse.

Na ocasião também foi realizada uma homenagem às mulheres pela semana internacional que representa a luta de igualdade e direitos, além de avaliação nutricional, atendimento com a fisioterapeuta e coffee break. “A gestão do prefeito Paulo Bomfim tem buscado cada vez mais fortalecer a agricultura familiar, através de ações permanentes. Esse workshop simboliza o apoio que o governo vem dando à população através de capacitações voltadas a boa alimentação”, observou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges.

Estiveram presentes representantes do governo da Bahia, Câmara de Vereadores, CETEP-SF, ASCOOB, IRPAA, Central da Caatinga, COOPERVIDA, NUCA, SEDES, AMA, CRAS Malhada da Areia, Núcleo Territorial de Educação do Estado Bahia (NTE-10), Codevasf, COOPERFITZ, Conselhos Municipais, membros da sociedade civil, estudantes, agentes comunitários de saúde, agricultores, instituições filantrópicas e religiosas, além de representantes de associações comunitárias.
 

Lene Radina/ADEAP