A Prefeitura de Petrolina realizou nesta quinta-feira (12), um novo treinamento para os profissionais de saúde da rede municipal para assistência a possíveis casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19) na cidade.
A meta é levar as orientações para os profissionais que servirão de multiplicadores para outros e alcançar o maior número de colaboradores que atuam na rede de Atenção Primária.
Os envolvidos receberam as instruções contidas no Plano Municipal de Contingência do novo coronavírus, que está alinhado com os planos do Estado e do Ministério da Saúde. Desta vez, o treinamento foi voltado para dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e assistentes sociais.
"Todos os profissionais receberam as orientações da Secretaria de Saúde para atendimento a casos suspeitos de coronavírus. O conteúdo do treinamento será repassado pelos profissionais a todas as equipes que atendem diretamente a população. Já tínhamos realizado o mesmo treinamento com médicos e enfermeiros na rede municipal e também nos reunimos com representantes de hospitais públicos e privados e com a superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto da cidade. Reforçamos que Petrolina não tem casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus até esta quinta-feira", explica a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
Os participantes receberam instruções sobre como identificar casos suspeitos que, porventura, cheguem às unidades básicas, bem como sobre os protocolos de acolhimento. "Temos a necessidade de replicar o conhecimento e seguir procedimentos padronizados, com base nas orientações do Ministério da Saúde. Não podemos negligenciar esta situação, mas também temos que ter responsabilidade e o cuidado para não gerar pânico na população. A Secretaria de Saúde está aberta a qualquer dúvida, principalmente porque temos informações novas a cada dia e muitos questionamentos que vão surgir no dia a dia", finaliza a secretária.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários