Após comentário de Jair Bolsonaro sobre a jornalista da Folha de SÕ Paulo Patrícia Campos Mello, o jornal paulista emitiu nota afirmando que o presidente da República "agrediu" a profissional e todo o jornalismo e "vilipendiou a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência".
A crítica do jornal se refere a uma fala do presidente na manhã desta terça-feira (18/2) ao comentar o depoimento de Hans River, ex-funcionário da Yacows, agência de disparos de mensagens em massa por WhatsApp, na CPI das Fake News no Congresso.
Na ocasião, River disse que a jornalista se insinuou sexualmente a ele para obter informações para a matéria em que denunciou o uso de mensagens ilegais durante a campanha presidencial. A versão de River foi desmentida pela jornalista e rechaçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Nesta terça-feira, Bolsonaro voltou ao tema usando a palavra "furo" em duplo sentido. "Ela [Patrícia] queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim", disse aos risos. “Olha a jornalista da Folha de S.Paulo. Tem mais um vídeo dela aí. Não vou falar aqui porque tem senhoras aqui do lado. Ela falando: ‘Eu sou ‘tá, tá, tá’ do PT’, certo? No depoimento do Hans River, no final de 2018, para o Ministério Público, ele diz do assédio da jornalista em cima dele”. Em tom jocoso, o chefe do Executivo emenda:
"Ela [repórter] queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim. Lá em 2018, ele [Hans] já dizia que ele chegava e ia perguntando: ‘O Bolsonaro pagou para você divulgar pelo Whatsapp informações?’ E outra: se você fez fake news contra o PT, menos com menos dá mais na matemática. Se eu for mentir contra o PT, eu estou falando bem, porque o PT só fez besteira".
A Folha, em seguida, emitiu nota: "O presidente da República agride a repórter Patrícia Campos Mello e todo o jornalismo profissional com a sua atitude. Vilipendia também a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência".
Associação Brasileira de Imprensa se manifesta. Confira "Nota oficial da ABI:
Nesta terça-feira, mais uma vez, para vergonha dos brasileiros, que têm o mínimo de educação e civilidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é ofensivo e agride, de forma covarde, a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo.
Este comportamento misógino desmerece o cargo de Presidente da República e afronta a Constituição Federal.
O que temos visto e ouvido, quase cotidianamente, não se trata de uma questão política ou ideológica. Cada dia mais, fica patente que o presidente precisa, urgentemente, de buscar um tratamento terapêutico.
A ABI conclama a sociedade brasileira a reagir às demonstrações do “Cavalão”, como era conhecido Bolsonaro na caserna, e requer à Procuradoria Geral da República que cumpra o seu papel constitucional, denunciando a quebra de decoro pelo ex-capitão Jair Bolsonaro.
Paulo Jeronimo de Sousa-Presidente da Associação Brasileira de Imprensa".
Correio Braziliense
17 comentários
18 de Feb / 2020 às 14h56
Será que isso de postura de um presidente de um País.
18 de Feb / 2020 às 15h04
Kkkkkk o homem fala a verdade e a imprensa marrom desmamada já sai gritando que magoou. O tal Hans contou os detalhes na CPI da Fake News, e como eu assisti, devo dizer que em todas as profissões há bons e maus profissionais e essa tal Patrícia é uma má profissional que tentou usar os seus melhores recursos kkkkkk caiu na boca do povo. Ficou sem seu furo (Fake) de reportagem
18 de Feb / 2020 às 15h13
Então a associação que representa uma categoria admite que os profissionais mintam, se ofereçam sexualmente para conseguir informações? Que diabo de profissão é essa?
18 de Feb / 2020 às 15h15
Quando não tem assunto (como corrupção no governo, que não há) os jornalistas militantes inventam é coisa, viu?
18 de Feb / 2020 às 15h22
Vejam a que ponto está chegando a imprensa neste país. A verdade não importa, mas sim a necessidade ideológica de acabar, mentir sobre o adversário. É esse tipo de gente que aflorou nos últimos 16 anos das universidades comunistas brasileiras. Querem dividir o Brasil entre dominantes e dominados. Esse é o comunismo. Antes o país tinha classes sociais, agora voltou à pré-história com os Bandos Dominantes e os dominados. Vejam a Venezuela.
18 de Feb / 2020 às 15h23
Bolsonaro os furos são dela, e ela faz o que quiser com eles. Ponto final.
18 de Feb / 2020 às 15h33
Nunca vou exigir de Jair Bolsonaro o comportamento de um Lord que ele nunca foi nem nunca será. Não foi eleito para portar-se como um Lord, ao contrário, foi eleito para "meter o pé na porta” e exercer a liderança bruta de lenhador, do tipo que escarra e cospe no chão. Só o fato de não ser cachaceiro e ladrão já tá bom pra mim.
18 de Feb / 2020 às 15h36
Meu presidente, deixe a jornalista da Foice de São Paulo usar os furos dela como bem quiser kkkkk. Nóis não cai nessas kkkkkk nóis é outro patamar.
18 de Feb / 2020 às 16h14
guilherme santos, voçê é desinformado ! bosonauro perdeu a compostura de um chefe maior de uma nação! o jornal el pais ,postou uma materia que é a mais pura verdade ! o jurista realy junior, que foi um dos que pediram o impcheman de fernando color de mello e dilma rousseff, disse que é motivo para o congresso levar impechman do sr. bozonauro. ! guilherme santos e as rachadinhas do sr. flavio bosonauro o que voçe me diz ? cara só animal cego ruminante que não encherga tamanha grosseria com mulheres, reporteres, etc, isso vai dar o que falar no mundo !
18 de Feb / 2020 às 17h06
POIS É,O QUE DEIXOU A JORNALISTA MORDIDA,NÃO FOI O TIRO TER SAIDO PELA CULATRA,MAS,O FATO DE HANS A TE-LA REJEITADO,FOI AÍ QUE ELE SE LASCOU,POIS MULHER REJEITADA VIRA FURACÃO,SE TORNANDO MAIS PERIGOSA QUE UMA MANADA DE ELEFANTES ENFURECIDA.
18 de Feb / 2020 às 19h17
Apoio total ao Presidente Jair Bolsonaro. Em 2022 farei campanha pra ele novamente.
18 de Feb / 2020 às 23h02
Ela só queria da um furo de Reportagem, O Presidente só falou a verdade.
19 de Feb / 2020 às 03h42
DEUS ME LIVRE DO MAU BOLSONARO NUNCA MAIS. TEMER BOLSONARO MORO GEDEU NAO VALE ESTERCO DA VACA
19 de Feb / 2020 às 08h09
Votei no Bolsonaro esperando que ele fizesse justamente isso!
19 de Feb / 2020 às 09h13
KKKKKKKKKKKKKK. É Muito mimimi dessa globo e da esquerda.
19 de Feb / 2020 às 11h00
Fernando Costa está fazendo vários comentários com perfil falso, que feio rapaz! Seu perfil de escrita e argumento está em perfil diferente, isso é falta de caráter e induzir que Bolsonaro tem muitos apoiadores no blog. Expressões como: "O Presidente só falou a verdade", "Nunca vou exigir de Jair Bolsonaro o comportamento de um Lord que ele nunca foi nem nunca será". Que pessoa doente você! Uma simples coleta de dados pelo blog com noticias relacionada a Bolsonaro observa-se 80% de comentários contra esse MITO...e do nada aparece um monte de perfil com logica de Fernando Costa. Doente
19 de Feb / 2020 às 12h50
Ai ja sabe que a batata dele ta assando kkkkk.