Durante os 3 anos que ficou à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) a vereadora Cida Gama focou na garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitavam dos serviços dos equipamentos da Assistência Social.
A secretaria responsável pela Política Municipal de Assistência Social e pela normatização e articulação das ações governamentais e não-governamentais enfatizou durante esse tempo sua missão de promover o bem-estar social e econômico da população em estado de vulnerabilidade. Foram criados diversos projetos e programas e outros tiveram continuidade a fim de garantir e fortalecer a cidadania da população.
"Tive todo o apoio do prefeito Paulo Bomfim durante esses anos, foi um período de muito aprendizado onde pude vivenciar vários desafios, mas conseguimos superar muitos deles. Atuamos principalmente na prevenção a situações de risco com a Proteção Básica, mas também no cuidado às pessoas que já se encontravam com seus direitos violados. Além disso, conseguimos fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e público LGBT", destacou a vereadora.
As equipes dos equipamentos como CRAS, CREAS, Centro Pop, Restaurante Popular, CIAM, Casa Abrigo, Casas de Acolhimento atuaram de forma completa com assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores sociais e todos os técnicos que as normas da Assistência Social preconizam. "Atuar com equipes completas foi uma das nossas prioridades por que acreditamos que isso seja necessário para que os serviços sejam desenvolvidos de maneira adequada", pontuou.
Apenas nos 5 CRAS do município foram mais de 40 mil atendimentos anuais e atividades desenvolvidas diariamente nos 27 grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante a passagem da vereadora pela secretaria, uma das sedes do CRAS passou para prédio próprio e outra está em andamento. "É um gasto a menos para o município que pode ser aplicado em mais benefícios para a população, além de fazer o município pontuar nos índices do Ministério de Cidadania que avaliam a qualidade na prestação de serviços", explicou. Outro ganho para a população, foi a disponibilização de equipes do CadÚnico, que atuam com programas como o Bolsa Família, nos CRAS, descentralizando serviços que eram oferecidos apenas na Casa do Bolsa Família, no centro da cidade. "Dessa forma, evitamos que a população que precisa desses serviços se desloquem dos seus bairros. Isso facilitou o atendimento e deu mais agilidade ao trabalho desenvolvidos pelas equipes", falou.
Um dos programas de maior destaque, executado durante a gestão da vereadora na SEDES foi o 'Transformar", financiado com recursos próprios, que reforma casas de pessoas com deficiência com adequações de acessibilidade nos imóveis de acordo com a necessidade morador. Foram contempladas 15 famílias no primeiro edital e 7 delas já tiveram seu dia a dia transformado ganhando qualidade de vida. "Um importante programa da gestão do prefeito Paulo Bomfim, executado através da SEDES e que nos dá muito orgulho. É nosso papel enquanto poder público, cuidar das pessoas, proporcionar melhoria de vida e trazer conforto. A transformação é em toda vida, não só na estrutura física da casa. Cada entrega nos trouxe uma emoção muito grande por perceber como de fato mudamos a vida dessas pessoas", destacou.
Além dos programas já citados, a SEDES trouxe nesses 3 anos diversos cursos de qualificação profissional através do 'Qualifica Mais' capacitando aproximadamente 4 mil pessoas, levou atendimentos da assistência social para diversos bairros e distritos com o 'Social em Movimento', beneficiou jovens com curso preparatório de Redação para o ENEM com a criação do 'Bolsa Família Educa', acompanhou crianças da primeira infância com o 'Criança Feliz', ofereceu refeições de qualidade a preço simbólico através do Restaurante Popular, implantou o Conselho Municipal LGBT+ fortalecendo a política pública voltada ao segmento que já havia conquistado também o decreto do Nome Social, inaugurou a Casa Abrigo de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, reestruturou o CREAS em uma nova sede, valorizou as ações voltadas ao combate ao racismo e todas as formas de preconceito e atingiu o melhor IDCRAS já alcançado pela assistência social no município, chegando a 4,2 em uma escala que vai de 1 a 5.
"O olhar voltado para a Assistência Social no município é outro por que mostramos que os recursos recebidos foram de fato aplicados. Muda conceito, visão, serviço, muda tudo. Precisamos prestar contas do que foi feito por que fizemos isso através do desenvolvimento de um serviço de qualidade para a população. Agradeço imensamente ao prefeito Paulo Bomfim pela confiança e por credibilizar o trabalho realizado nesse período a frente da SEDES e também à equipe da secretaria pelo apoio e dedicação com que desempenhou seu papel. Retorno para a Câmara de Vereadores com a sensação de dever cumprido, e com a certeza de que farei ainda mais pela população através da vereança. A palavra hoje é gratidão por ter conseguido de fato mudar a vida de tantas pessoas e aqui cito com orgulho o jovem Raphael Dias, que chegou a viver nas ruas, foi acompanhado pela equipe do Centro Pop e hoje conseguiu um emprego, uma moradia e até ser aprovado em um curso da Univasf. Um exemplo de que quando se tem o apoio do poder público e força de vontade a vida muda, e muda para melhor. O trabalho e o cuidado com as pessoas segue agora de forma diferente, mas com o mesmo olhar e o mesmo respeito pela população", concluiu a vereadora Cida Gama.
ASCOM/CIDA GAMA
18 comentários
17 de Feb / 2020 às 14h13
ELA PODE TER COMETIDO UM ATO DE ESTELIONATO ELEITORAL
17 de Feb / 2020 às 15h51
Meu Deus, quem te conhece que te compre!
17 de Feb / 2020 às 15h53
Cuidar das pessoas? Fala sério! Tua fama Cida Gama é maltratar as pessoas.
17 de Feb / 2020 às 15h57
Houve um equívoco! Cuida não,pois por onde passa deixa rastro de indiganação entre as pessoas que a conhece.
17 de Feb / 2020 às 16h00
Não força a barra vereadora secretaria, o que se fala na cidade é o oposto, saiba que vc é 100% rejeitada.
17 de Feb / 2020 às 16h16
A senhora tá aí se explicando porque?se tivesse feito um bom trabalho as próprias pessoas falariam por vc, ninguém engana mais o povo,pelo contrário o povo fala muito mal do seu trabalho que como vereadora não trabalhou nada, desista pra vc limpar sua imagem perante a população de juazeiro tá dificil!
17 de Feb / 2020 às 16h17
Marketing mentiroso. Esse governo e especialista em criar fantasias. Essa SENHORA, mente descaradamente, perseguidora, humilha os servidores, quem já foi falar com ela na secretaria sabe. MAL EDUCADA......
17 de Feb / 2020 às 16h23
Arrogante, prepotente, perseguidora esses adjetivos e elogio para uma pessoa que não respeita ninguém. Depois que sair o resultado das eleições 2020, você vai aprender a ser gente.
17 de Feb / 2020 às 16h23
Teu foco foi desagradar a população, que foco rapaz? Quantas vezes pessoas que eu conheço foi pedir ajudar na secretaria e foi negado! Deixa de hipocrisia! Essa matéria não vai mudar em nada sobre o que as pessoas pensam de vc
17 de Feb / 2020 às 16h32
Que texto lindo..... Só falta encontrar essa SECRETARIA QUE FEZ TUDO ISSO, nos poupe dessa balela. Esse governo DESGOVERNADO é muito bom nesse, BLÁ,BLÁ,BLA........ Se pra ser elogiada precisa apelar pra esse tipo de NOTA ( MENTIROSA), é porque sabe que não agradou. MAS CALMA ...... você tem um emprego garantido, IMAGINA em qual função 1? BABA ORIXA KKKKKKKK.
17 de Feb / 2020 às 16h40
Esse texto é uma piada, acompanhada de sarcasmo que podemos chamar de bizarro..... falta palavras para descrever a revolta da população de Juazeiro, atolada em uma LAMA de mentiras criadas maquiavelicamente para enganar um povo sofrido. CHEGA DE ENGANAÇÃO.JUAZEIRO PEDE SOCORRO....
17 de Feb / 2020 às 16h42
Aff!!!! QUE POVINHO CARA DE PAU DESSE GOVERNO, ESSA SENHORA FOI A PIOR VEREADORA NUNCA FOI UM DIA NA CÂMERA DE VEREADORES , NUNCA VEZ NADA POR SEUS ELEITORES. OBS ELE SO ENTROU POR VOTO DE LEGENDA PEGANDO O VOTO DOS COLEGAS AGORA ACABOU PODE SE EM TERRA JA ERA
17 de Feb / 2020 às 16h43
Mais bonito mesmo a pessoa bota em vc, aí vc pega não assume como vereadora para trabalhar pela cidade, sai fora Cida Gama tu ganha mais nem como presidente de bairro!
17 de Feb / 2020 às 16h56
Todos sabem qual foi o seu foco! Cida suas atitudes falam por si só, vc foi uma tragédia política mulher, não sei o que passa na sua cabeça para tratar as pessoas dessa forma por onde vc passa só indignação entre as pessoas, claro que tem as pessoas que falam bem ,mas são as que vc arranjou emprego que são minorias, faz um teste anda sem Paulo Bonfim e Issac pra vc vê a cara que as iram fazer pra vc, dentro do íntimo vc sabe o que vc faz...
17 de Feb / 2020 às 17h00
Foi tão grande o esforço pra cuidar das pessoas que em Juazeiro o número de pessoas morando na rua sem ter assistência aumentou significativamente. Ex-Secretária, infelizmente, não condiz com a realidade.
17 de Feb / 2020 às 17h02
Sou concursado e já vi muita coisa passar, inclusive pessoas como a senhora deslumbrada com a posição política e perdendo o controle de tudo, mas o bom é que tudo passa e eu permanesso.
17 de Feb / 2020 às 17h15
Essa mulher é pura arrogância só presta pra maltratar as pessoas. Eu até votava em Paulo Bonfim agora não voto mais por causa dessa vereadora de um mandato só.
17 de Feb / 2020 às 20h48
É realmente o social tem sido reduto de mulheres que depois de empoderadas, perdem o foco, a secretaria não sei,mas alguns outros cargos dentro da SEDIS, humilham demandatários e funcionários como se fosse meros bonecos sem sentimento. Infelizmente num órgão que deveria cuidar inverte os papéis.. E o usuário termina