Sucesso de público e de vendas o Ccarnaval de Juazeiro aqueceu positivamente a economia da região e atraiu cerca de 50 mil turistas durante o evento. A festa momesca, além de ser culturalmente rica e mobilizar foliões em torno da programação que agitou o município e região, possibilitou a rede hoteleira local mais de 90% de ocupações consolidadas neste período.
De acordo com Ingrid Santos Batista, assistente de reservas de um hotel local, esse ano foi alcançado 100% de ocupação dos quartos durante o carnaval. “Temos um público fiel, todos os anos as reservas começam meses antes da realização da festa e durante o evento alcançamos 100% de locações dos quartos. É um momento promissor para esse setor”, disse.
O carnaval de Juazeiro, que foi realizado de 07 a 09 de fevereiro, contou com mais de 80 atrações musicais entre estrelas nacionais e músicos da região e reuniu mais de 150 mil foliões por dia. Nos últimos anos o evento passou por importantes transformações e foi reestruturado num dos maiores do interior do Nordeste. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Elayne Borges, a prefeitura tem buscado inovações para fortalecer a folia. “O carnaval é um dos principais eventos que aquece quase todos os setores do nosso município. A cidade ganha com fortalecimento econômico, turístico e com a disseminação da cultura local. São oportunidades de potencializar o que temos de melhor”, destacou.
A coordenação do carnaval informou que no período de festa, a região recebeu cerca de 50 mil turistas, movimentando em torno de R$20 milhões nos dias de folia. O carnaval é um dos principais eventos que aquece quase todos os setores do nosso município. A cidade ganha com fortalecimento econômico, turístico e com a disseminação da cultura local. São oportunidades de potencializar o que temos de melhor”, destacou Samuel Morais.
Segundo dados do Conselho Municipal de Turismo, durante o evento foram gerados 4.000 empregos diretos e indiretos. “Existe um aumento considerável no fluxo de clientes em bares e restaurantes, ocupação em 100% da rede hoteleira, além do aumento em mais de 50% no número de turistas que usufruem do Vapor do Vinho, um dos atrativos que possibilita ao turista conhecer o roteiro do enoturístico da nossa região. Além dos hotéis, bares e restaurantes, temos 52 atividades econômicas beneficiadas nessa data, como o setor de transporte, ambulantes, agências, lojas de roupas, músicos e artistas, dentre outros” ressaltou o presidente do Conselho, Jomar Benvindo.
Para o coordenador da Associação dos Taxistas de Juazeiro (ASTAXIS), José Sergio Leandro Pereira, durante os dias de festa o nível de faturamento é quatro vezes maior que num dia normal de trabalho. “A demanda é boa e o nosso faturamento aumenta quatro vezes mais. É um impacto positivo para a nossa categoria”, declarou. O carnaval de Juazeiro contou com atrações no circuito da Orla 2 – Polo João Gilberto, na Praça Santiago Maior - Polo Luiz Galvão e o tradicional circuito Ivete Sangalo (Adolfo Viana/Orla 1) que recebeu os trios elétricos da Prefeitura com estrelas da música baiana e atrações locais, como também dos blocos.
Lene Radina/Ascom ADEAP
2 comentários
11 de Feb / 2020 às 18h36
Agora vamos pensar em expandir! O carnaval é uma festa que gera muita receita, alegria e empregos para nossa cidade. Não dá para continuar sendo nessas ruas apertadas, tinham momentos que a pessoa não consegue nem respirar. Que tal pensarem na construção de um novo circuito de carnaval em uma avenida propriamente para isso, mas que possa atender Juazeiro no dia a dia?! Bora la prefeitura, trabalhar nesse projeto.
12 de Feb / 2020 às 00h33
E ainda vai ter um monte de asnos dizendo que não era para ter feito carnaval. Nosso carnaval é cultural, movimenta muito dinheiro e emprega muito gente, mesmo que seja temporariamente.