O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).
O resultado positivo desta chuva é o aumento da água que vai chegar nas barragens do Rio São Francisco, entre elas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho Bahia e nas usinas de Três Marias e Xingó. A reportagem da redeGN/Blog Geraldo José, obteve o relatório que informando que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia entrou o mês de fevereiro superando 33% de sua capacidade.
A expectativa é que a barragem receba muito mais água nos próximos dias. A defluência nesta segunda-feira 3, a média é de 1100m³/s (água que sai) e 2.350m³/s de afluência (água que entra). No dia 14 de fevereiro a vazão afluente deve atingir 4.350 metros cúbicos por segundo de água. O volume útil vai superar os 40%.
Ouvido pela redação, na semana passada o engenheiro Almacks Luiz Silva, graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido, e membro do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco, avaliou que a expectativa é que Sobradinho receba muito mais águas devido as águas que estão chegando na Usina de Três Marias, localizada em Minas Gerais.
A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou a Agência Nacional de Águas.
Redação redeGN
0 comentários