Sexta-feira (31), durante o encerramento do III Workshop de Gestão para gestores, vices e coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves anunciou que a Prefeitura de Juazeiro ampliou em R$ 1 milhão o repasse do PROAFE - Programa de Autonomia Financeira para todas as escolas da rede municipal de ensino, da sede e interior do município.
Em 2020, R$ 2,5 milhões serão distribuídos entre as unidades escolares para que cada equipe, após aprovação nos conselhos locais, possa decidir como aplicar o recurso. Ele se destina à melhoria dos prédios, aquisição de material didático ou desenvolvimento de atividades pedagógicas.
“Além de consolidar a autonomia da escola, a aplicação desse recurso movimenta a economia local, gera renda na prestação de serviços e melhora o ambiente escolar, proporcionando mais aprendizagem, reforçando nossa rede, como o melhor IDEB entre as 10 cidades com mais de 100 mil habitantes da Bahia”, declarou Lucinete.
Entre as gestoras, a notícia foi recebida com entusiasmo. “Essa notícia deixou todos nós muito satisfeitos. Desde sua criação, o PROAFE tem sido um instrumento fundamental para nossas escolas. Sempre foi um sonho nosso ter autonomia financeira e a partir do momento que o prefeito Paulo Bomfim e a secretária Lucinete resolvem aumentar esses recursos, consequentemente vai nos dar mais autonomia para realizar mais melhorias nas escolas. Toda a categoria ficou muito feliz e aproveito para agradecer ao prefeito e a secretária pelo empenho e dedicação na Educação e por mais este presente para as escolas da rede”, ressaltou a gestora, Cida Miranda, da Escola Argemiro José.
Os recursos são repassados em três parcelas ao longo do ano. A iniciativa de Juazeiro do Proafe foi pioneira entre os municípios da região Norte da Bahia.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários