O presidente Jair Bolsonaro defendeu o direito de líderes como o americano Donald Trump de deportar brasileiros que estejam vivendo ilegalmente em outros países. Indagado a respeito do aumento na deportação de brasileiros dos Estados Unidos, Bolsonaro afirmou: "Em qualquer país do mundo onde as pessoas estão de forma clandestina, é um direito do chefe de Estado devolver esses nacionais, as leis têm de ser respeitadas, (deportar) é um direito do chefe de Estado, que está usando da lei", disse o presidente, ao retornar de almoço com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Na sexta-feira (24), ao menos 70 brasileiros foram deportados ao Brasil no segundo voo fretado pelo governo dos Estados Unidos com essa finalidade desde outubro. O governo Trump solicitou formalmente a Brasília a autorização para fretar mais voos com o objetivo de deportar brasileiros por imigração irregular. O número de brasileiros apreendidos ao tentar atravessar sem documentos a fronteira dos Estados Unidos bateu o recorde de 18 mil em 2019.
Bolsonaro está em visita oficial de três dias à Índia. Neste sábado, reuniu-se com Modi e assinou 15 acordos com a Índia. No domingo, será convidado de honra do desfile do Dia da República da Índia. O presidente afirmou que lamenta a deportação de brasileiros, mas que é necessário respeitar a legislação. "Lamento que brasileiros que foram buscar novas oportunidades lá fora sejam deportados, mas precisamos respeitar a soberania de outros países."
Indagado se o Brasil poderia ajudar a identificar esses indivíduos vivendo ilegalmente nos EUA ou no Reino Unidos, disse que não, que os países é que devem fazer isso. Ele voltou a criticar a nova lei de imigração brasileira, afirmando que é muito permissiva e dá direitos demais aos imigrantes.
"As pessoas chegam no Brasil e têm mais direito que a gente, não deveria acontecer isso, a gente tem que preservar nossos direitos", disse. "Se abrir as portas como está previsto na lei de imigração vai entrar um fluxo muito grande de pessoas, com muitos direitos."
Folha Press
10 comentários
27 de Jan / 2020 às 08h05
Pobres do Brasil vão trabalhar de garçom nos EUA e o maluco Bolsonaro rico apoia o rico Trump??? Os brasileiros estão sem emprego sem proteção.
27 de Jan / 2020 às 08h06
ELE NÃO é o culpado O Bolsonaro, não é o culpado! O culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo... O culpado, é o teu parente, o teu vizinho, o teu amigo. O atual presidente, sempre defendeu a ditadura e a tortura... Sempre defendeu a sonegação de impostos. Sempre foi racista, homofóbico, xenófobo e preconceituoso. Não tinha plano de governo. Nunca foi sociável, não compareceu a um debate sequer. Ele sempre foi assim, sempre! O verdadeiro culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo.... Ele disse sempre que não entendia de economia. Ele sempre chamou índios e quilomb
27 de Jan / 2020 às 08h07
44 mortes em MG e Bolsonaro viajando. O Brasil ta na mão de urubus?
27 de Jan / 2020 às 08h13
DESMATA A FLORESTA e Bolsonaro filhos e Moro na MAMATINHA? O BRASIL TA PIORANDO TUDO com persehuicao a jornslista e ptofessores.
27 de Jan / 2020 às 08h43
Se for contar a quantidade de estrangeiros irregular no Brasil principalmente em São Paulo não cabe no Estado do Amazônia. O Presidente apenas quis valorizar à atitude do colega Americano, em humilhar os brasileiros acorrentados como bichos. Duvidava LULA não se pronunciar em favor do seu povo. Até porque os Nove dedos, não é homem de baba ovo de ninguém, e tão pouco voltar atrás das atitudes que toma. NORDESTINO MACHO.
27 de Jan / 2020 às 10h35
Baba ovo de Trump.
27 de Jan / 2020 às 12h11
Apoio toda e qualquer decisão do nosso Presidente! Homem honrado e guiado por Deus, tem sabedoria no que faz. Chora PTralhas! A mamata acabou, quer morar nos EUA, vá da maneira correta!
27 de Jan / 2020 às 13h01
As Hienas comunistas tentam distorcer os fatos. Os EUA agem desse mesmo jeito com outros países. Principalmente o México. O mi mi mi dos apoiadores de corruPTos não colou. O MITO deu entrevista esclarecendo isso. Desistam Hienas. O trabalho e os resultados estão sendo as melhores respostas para esses maus brasileiros.
27 de Jan / 2020 às 13h29
Um presidente que nao defende o seu povo. Mesmo estando ilegal o presidente deveria pelo menos apoia os brasileiros.
27 de Jan / 2020 às 16h33
Esse primeiro comentário acima, publicado em 27 de Janeiro / 2020 às 12:11, não é meu. Com certeza é um xará, ou é uma tática petralha, de gente sem vergonha na cara.