O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC nos convida a marcar este dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. As experiências já vividas pela Humanidade sobre as possibilidades de amor e ódio guardadas nas relações entre Religião e Democracia para que seja necessário justificar a importância de celebrar essa data.
Ainda mais em nosso país, marcado pela herança dos inaceitáveis massacres e escravização de povos originários e africanos subsaarianos, hoje presentes nos preconceitos étnico-raciais, homofobias e machismos bem como na ausência, explícita, de políticas públicas capazes de reparar os danos historicamente infligidos a seus remanescentes, que têm negados e roubados, até o presente, seus humanos direitos à alimentação, saúde, moradia, educação e liberdade civil plena.
Em resposta local ao desafio lançado pelo CONIC, comunidades religiosas (de povos de santos e cristãs), partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais de Petrolina/PE realizarão, no próximo dia 25, sábado, às 10h, na Praça do Bambuzinho, uma Celebração Ecumênica e Inter-religiosa de Combate à Intolerância Religiosa em nossa cidade. Estamos numa das regiões nacionais mais fortemente marcadas pelas iniquidades promovidas pela Invasão Colonial europeia e não podemos, como Gente de Esperança, nos silenciar diante das formas que, entre nós, a religião tem sido utilizada para legitimar violências e preconceitos incompatíveis com a sociedade democrática que desejamos para nosso país.
Ascom Mandato Coletivo
1 comentário
22 de Jan / 2020 às 08h42
Esse MTC sei não. Agora que Lula vai abrir uma igreja do PT, e vai passar de dez para nove mandamentos, tirando só o sétimo, eu fico até com medo.