O Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), assinou na última quinta-feira (16), pela primeira vez, o contrato de cessão, com a durabilidade de 10 anos. O compromisso foi firmado entre o DIM e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). A assinatura do contrato dará agora maior autonomia ao distrito para contrair incentivos junto às instituições financeiras.
O contrato de cessão assinado delega independência ao distrito para fazer operação e manutenção da infraestrutura de uso em comum do perímetro de Maniçoba. Antes, o documento valia apenas um ano, mas o histórico de desenvolvimento do DIM ao longo dos anos, contribuiu para aumentar a vitalidade do acordo para 10 anos. O novo contrato servirá de exemplo para outros perímetros de irrigação do Vale do São Francisco.
Com a assinatura os irrigantes do perímetro de Maniçoba serão beneficiados por meio dos recursos adquiridos, que serão investidos em tecnologias, novos equipamentos e infraestrutura do local, aprimorando o fornecimento de água para a fruticultura e fortalecendo a economia dos agricultores, familiares e comunidade.
Para o gerente executivo do DIM, Valter Matias, a assinatura da cessão é mais um passo importante para o desenvolvimento do distrito. “Antes nós não tínhamos condições de contrair financiamentos de instituições financeiras para investir na melhoria da infraestrutura de uso comum do perímetro, depois da assinatura isso irá mudar. Investir em tecnologias trará aos produtores mais segurança para agricultura irrigada de Maniçoba”, pontuou.
Participaram da assinatura do contrato de cessão o Conselho Fiscal e Administrativo do DIM, formado por pequenos, médios e grandes empresários da região, o representante da CODEVASF, Ciro Petrere e o gerente executivo, Valter Matias.
Ascom DIM
4 comentários
20 de Jan / 2020 às 16h56
Estamos colhendo o que plantamos. Parabéns à todos os produtores e os que fazem o Distrito de Irrigação de Maniçoba-DIM.
20 de Jan / 2020 às 19h22
Esse projeto é um exemplo para todos os outros. Pena que Valter só tem um. Mas as boas ideias podem ser copiadas, e os bons exemplos divulgados, para ver se os outros aprendem. De um limão, ele faz uma limonada. E das cascas um doce.
20 de Jan / 2020 às 19h22
Esse projeto é um exemplo para todos os outros. Pena que Valter só tem um. Mas as boas ideias podem ser copiadas, e os bons exemplos divulgados, para ver se os outros aprendem. De um limão, ele faz uma limonada. E das cascas um doce.
21 de Jan / 2020 às 08h00
Parabéns a todos os que fazem o DIM, em especial, Valter Matias que em feito um trabalho de excelência a frente do Distrito.