O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apontou "problemas" na criação do juiz de garantias, proposta sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no projeto anticrime. De acordo com a medida, um juiz deverá conduzir a investigação criminal, em relação às medidas necessárias para o andamento do caso, mas o recebimento da denúncia e a sentença ficarão a cargo de outro magistrado.
O trecho foi classificado como uma proposta "anti-Moro", levando em conta a atuação do ministro quando era juiz da Lava Jato, em Curitiba. A pasta havia sugerido a Bolsonaro vetar esse item do projeto. O presidente, no entanto, manteve o texto do Congresso nessa parte.
"O MJSP se posicionou pelo veto ao juiz de garantias, principalmente, porque não foi esclarecido como o instituto vai funcionar nas comarcas com apenas um juiz (40% do total); e também se valeria para processos pendentes e para os tribunais superiores, além de outros problemas", diz nota de Moro. Apesar disso, o texto final sancionado por Bolsonaro tem avanços para a legislação anticrime no País, afirmou o ministro.
Estadão Conteúdo
8 comentários
26 de Dec / 2019 às 23h46
Só a vagabundagem não gosta de Moro, da lava Jato e da Justiça.
27 de Dec / 2019 às 01h26
Moro e BOLSONARO perseguição aos pobres professores jornalistas e ajuda os ricos dono de banco
27 de Dec / 2019 às 01h41
ELE NÃO é o culpado O Bolsonaro, não é o culpado! O culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo... O culpado, é o teu parente, o teu vizinho, o teu amigo. O atual presidente, sempre defendeu a ditadura e a tortura... Sempre defendeu a sonegação de impostos. Sempre foi racista, homofóbico, xenófobo e preconceituoso. Não tinha plano de governo. Nunca foi sociável, não compareceu a um debate sequer. Ele sempre foi assim, sempre! O verdadeiro culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo.... Ele disse sempre que não entendia de economia. Ele sempre chamou índios e quilomb
27 de Dec / 2019 às 01h44
Quem defende Bolsonaro Rico e Moro Rico deve tá Mamando na vaca Profana. Quem apoia milicianos e milicianos. Quem defende Laranjas e Laranjas
27 de Dec / 2019 às 06h46
O projeto é do Deputado Marcelo Fleixo e não de Bolsonaro. A imprensa sempre distorcendo o título e explicando no corpo do texto, local em que a maioria dos brasileiros não lêem. Quem é contra Moro e o Projeto Abti-crime provavelmente tem teto de vidro (bandido mesmo).
27 de Dec / 2019 às 08h00
O PEDRO quer dizer então que POBRE tem que defender LADRÃO, BANDIDO e outros CRIMINOSOS MAIS? Mas que raciocínio mais imbecil é esse seu... Só quem não gosta de trabalhar é quem gosta de ganhar "tudo de graça" do Governo!
27 de Dec / 2019 às 08h45
Fernando Costa te admiro pela sua honestidade. Agora fale dos laranjas , do açai , do chocolates e dos fantasmas da familia de bozo. bandido bom.
27 de Dec / 2019 às 11h42
MORO IMPARCIAL