A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou agora em dezembro duas rodas de conversa: uma sobre empatia e outra sobre motivação. A primeira teve como público alvo a equipe do Bloco Cirúrgico e a segunda os profissionais da Nutrição.
O modelo de discussão sobre a empatia foi o mesmo já abordado com outras equipes do serviço e passou por questões relacionadas à demanda de trabalho, influência de fatores emocionais, valorização, planejamento, organização dos serviços e educação continuada.
Este quarto momento sobre empatia também foi promovido pela Ouvidora do serviço, Síngryd Lima, em parceria com a enfermeira gerente do Núcleo de Educação de Permanente, Andreska Ferreira.
Já o tema motivação foi trabalhado pela psicóloga convidada Janaína Nunes (já veterana nos eventos da Unidade) e contou com a parceria da Ouvidoria e Coordenação Geral, que está à frente de todas as ações.
“Realizamos um diagnóstico situacional na nossa Unidade e identificamos alguns pontos que precisavam ser fortalecidos. Então, criamos algumas estratégias de gestão para viabilizar isso e já estamos colocando em prática”, comemora a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
“Não basta o profissional ser bom nas suas habilidades técnicas. Ele precisa apresentar um bom relacionamento interpessoal, ser empático, assertivo e motivado. É preciso achar o equilíbrio entre a competência científica e a humanização. Então, essa é a nossa proposta e a nossa missão. Compreender de que modo nós podemos estimular o melhor da capacidade humana”, complementa Grazziela.
De acordo com Síngryd os resultados têm sido surpreendentes. “São momentos em que a gente pode parar para refletir sobre o nosso fazer profissional, habilidades, competências, dificuldades e fraquezas. O profissional de saúde, que é um cuidador nato, também precisa praticar o autocuidado e é isso que nós estamos estimulando aqui na UPAE. Digamos que é um projeto piloto e que vem muito mais por aí”, garante.
Para a supervisora de nutrição, Uilla Soares, o momento foi enriquecedor: “O tema motivação foi muito bem trabalhado por Janaína, inclusive com grandes lições para a vida. A equipe de nutrição ficou muito satisfeita e está na expectativa para novos encontros. Só temos que agradecer à coordenação da Unidade pela oportunidade”. Já o enfermeiro gerente do Bloco, Diego Ferreira, destacou a iniciativa da gestão. “Aqui na UPAE a gente realmente cuida das pessoas, em todos os sentidos, e sinto muito orgulho em fazer parte disso”, finalizou.
Anna Monteiro Ascom UPAE
0 comentários