O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou para "não se assustarem" se alguém defender o AI-5 em caso de radicalização de futuras manifestações no País. Guedes ainda sugeriu que o projeto de lei do excludente de ilicitude seria uma resposta do presidente Jair Bolsonaro ao discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Ele Guedes gera uma segurança na sociedade e, principalmente, nos investidores. Usar dessa forma, mesmo que sendo para explicar o radicalismo do outro lado, não faz sentido. Por que alguém vai propor o AI5 se o ex-presidente Lula, que acho que está errado também porque está muito radical estimula manifestação de rua? O que uma coisa tem a ver com a outra? Nós vamos estimular o fechamento do parlamento? Dos direitos constitucionais dos cidadãos como o habeas corpus como fez o AI5? É isso que estamos querendo estimular? Por uma manifestação de rua, a gente fecha as instituições democráticas?"
Após ser solto, o ex-presidente Lula convocou apoiadores a protestar e declarou que "um pouco de radicalismo faz bem à alma". No fim de outubro, antes de o petista ser solto, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendeu medidas como "um novo AI-5" para conter manifestações de rua, caso "a esquerda radicalizasse".
"Temos que tomar cuidado porque a gente está usando um argumento que não faz sentido do ponto de vista do discurso. E como não faz sentido, acaba gerando insegurança em todos nós de qual o intuito por trás da utilização recorrente dessa palavra", afirmou Maia durante evento sobre democracia e política na Câmara dos Deputados.
O Ato Institucional nº 5 foi a mais dura medida instituída pela ditadura militar, em 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e Estados. Uma das medidas foi esvaziar garantias constitucionais como o direito a habeas corpus e suspensão de direitos civis, como citado por Maia. A fala de Eduardo Bolsonaro foi repreendida por lideranças políticas e por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da Câmara afirmou ainda que os dois lados - governo e o ex-presidente Lula - estão estimulando uma "guerra campal". "Me dá impressão, às vezes, que os dois campos, tanto o ex-presidente Lula quanto parte do governo, ficam estimulando que as manifestações venham para as ruas e não que seja um movimento natural, que sejam estimulado pelo outro. E isso não me parece o melhor caminho", afirmou.
Estadão Conteúdo
11 comentários
26 de Nov / 2019 às 22h03
Kkkk Estadão comunista. Esse Maia é mais sujo que poleiro. Logo as sujeiras vão aparecer. O BOTAFOGO da lista da ODEBRECHT não chegará ao fim do mandato.
27 de Nov / 2019 às 04h39
MAIA,DEIXA DE FALAR BOBAGEM E FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO PARA AJUDAR,PORQUE PARA ATRAPALHAR,JA TEMOS O PT,O QUE JA ESTA DE BOM TAMANHO..
27 de Nov / 2019 às 06h46
Senhores, se o ministro Paulo Guedes esta atrapalhando, o que dizer do Rodrigo Maia!
27 de Nov / 2019 às 07h29
Um Governo formado por Psicopatas. Cujo objetivo é humilhar a classe média trabalhadora, com exceção da classe que vive de aposentadoria, sugando o suor de quem realmente trabalha.
27 de Nov / 2019 às 09h05
Esse Paulo Guedes é outro fascista, covarde e incompetente. Os caras estão se borrando nas calças depois da libertação de Lula. Medo, muito medo...kkkk. Estão mais perdidos do que cego em tiroteio. O bicho var pegar!!!!! kkkkk
27 de Nov / 2019 às 09h24
"Se houver um outro AI-5, ou que nome tenha uma violenta repressão policial militar às liberdades democráticas, os investidores fugirão do Brasil. A economia não é uma ilha que possa manter seu equilíbrio sobre escombros da civilização". Mais um tiro no pé desse desgoverno.
27 de Nov / 2019 às 10h27
Fernando Costa, aquela hisótiria de Dubai...passou pela Lupa da Uol, tudo fake news....Você vem propagando essa históra de Dubai todos os dias. Você é um doente, parte de um retrato desse governo de odio e mentiras. Antes de compartilhar as noticias recebidas das redes sociais do seu governo de sua milícia, dá uma chegada na veracidade da informação. Procure ser justo. Não precisa de amor Platônico para com Bolsonaro. No Fundo você sabe que ele é um verme
27 de Nov / 2019 às 10h48
Olhando para o Deputado Rodrigo Maia é igual o saneamento de juazeiro quando ele estoura é só merda, ainda fala em democracia um cara envolvido na corrupção vem falar em honestidade.
27 de Nov / 2019 às 11h15
"É fake news: Lula não pediu ao STF para ir a Dubai A informação não é verdadeira. O ex-presidente não solicitou à Justiça para viajar ao exterior e nem precisaria, pois não há medida que o impeça de sair do país. Ao UOL Confere, a assessoria do STF informou que não há nenhum processo do tipo no sistema. A reportagem também não encontrou nenhum pedido de viagem a Dubai ou qualquer outro país entre os processos ativos e encerrados em que o ex-presidente é parte na Suprema Corte. A assessoria de comunicação de Lula classificou a corrente como "fake news" e negou a informação."
27 de Nov / 2019 às 18h26
DISTORCERAM AS PALAVRAS DO MINISTRO,MAS,A BEM DA VERDADE,SE O PT BAGUNÇAR,O POVO HONESTO E TRABALHADOR PEDIRA O AI-5 PARA BOTAR ORDEM NA CASA.FOI ASSIM EM 64.
27 de Nov / 2019 às 19h30
Aconselhado por Lewandowski, ministro do STF indicado por Luladrão, o condenado e Janja desistiram de ir para Dubai e vão dar um rolê pelo Nordeste. O ministro recomendou a não desmoralizar a militância kkkkkkk