De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a última movimentação no Processo que cassou os mandados do prefeito e vice-prefeito de Pilão Arcado, Afonso Mangueira e Daltro Melo, aconteceu na sexta-feira (22), quando a decisão do plenário, tomada na terça-feira (19), foi encaminhada, no final da tarde, ao CPADI – Coordenadoria de Registros Partidários, autuação e Distribuição.
O Plenário acatou na terça (19), por unanimidade, parecer do relator Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Ministro do TSE. No parecer o Ministro destacou que o prefeito anterior da cidade contratou mais de 500 servidores, sem concurso público, entre junho e agosto de 2016 – período proibido pela legislação eleitoral –, com o intuito de favorecer a candidatura de Manoel Afonso, o que resultou em grave desequilíbrio entre os candidatos na eleição daquele ano.
O julgamento no TSE deu provimento a um recurso especial de impugnação impetrado por Raimundo Nonato Dias Santos, adversário do prefeito Afonso Mangueira, eleito em 2016 com 8.536 votos.
O opositor e impetrante no processo de cassação do diploma de Afonso Mangueira, Raimundo Nonato, que obteve 6. 910 votos, já começou a se movimentar para participar da eleição suplementar que deve acontecer em breve.
Fontes consultadas pelo Blog GJ Notícias apontam para uma unidade nas forças de oposição em Pilão Arcado, incluindo o apoio do terceiro colocado nas últimas eleições, Everton Ribeiro (PCdoB), que obteve 3.369 votos, a Raimundo Nonato.
Na base governista fontes apontam para o surgimento de nomes que estariam buscando se consolidar como indicados do prefeito na nova disputa, caso se concretize a decisão do TSE: Os vereadores Rogério Luiz (PRB), ex-presidente da Câmara, e Orgeto Bastos (PRP), atual presidente do legislativo, estariam entre os pleiteiam um apoio de Afonso Mangueira caso se concretize a sua saída do cargo.
Os próximos dias devem ser de intensa movimentação politica em pilão Arcado.
Da redação GJ Notícias
1 comentário
27 de Nov / 2019 às 20h30
Tudo pode acontecer, inclusive nada.