Instituído em 2014, um projeto do então vereador Pedro Alcântara Filho, o Dia Municipal da Capoeira, vem homenageando diversos capoeiristas, a exemplo de Mestre Deca, Mestre Botica, Mestre Marreta, Mestre Tartaruga, Mestre Rasta, Mestre Assis, Mestre Faísca e in memoriam foram homenageados Mestre Gentil e Mestre Bartola.
Neste ano de 2019, por votação os capoeiristas escolheram para serem homenageados os capoeiristas Joaquim Afonso Nunes, o Mestre Burrinha, Albânia Diogo Serafim, Haydée e Chandley Apolinário Alves, Mestre Fae, representado in memoriam pelo aluno Mauricio. E a Sessão solene de entrega das placas aos homenageados aconteceu na noite desta sexta-feira, 22 de novembro no auditório da Casa do Povo, Aprígio Duarte.
Compondo a Mesa o Presidente Ad Hoc, Vereador Anderson Alves, o Vereador Tiano Felix, o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes; Naldinho do Quidé, representando o setor de cultura; Representantes do Conselho de Igualdade Racial, Emily Arraia e Valdireno o Mestre Faísca. Representando os mestres de capoeira o Mestre Botica e Eduardo, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Tiano Felix lembrou das leis aprovadas na Câmara em defesa e pelo fortalecimento da cultura, contra o racismo e a favor dos mais necessitados. Ressaltou: “A resistência não para enquanto houver injustiça”. O Secretário de Cultura destacou a importância das políticas públicas que a atual administração de Juazeiro coloca em prática e a importância da capoeira na cultura juazeirense.
Coube a Haydée, ao agradecer a homenagem que lhe foi prestada pela Câmara, por indicação dos capoeiristas, emocionar a plateia com o relato de sua história na capoeira. Lembrou que um acidente na infância lhe tirou os movimentos e agradeceu a Dr. Márcio Espínola Ramos e à capoeira que lhe deu forças e “fez com que eu voltasse a andar”, dedicando a homenagem aos seus alunos do Bairro do Quidé.
O Presidente da Sessão, Anderson da Iluminação, registrou a disposição da Câmara de Vereadores de Juazeiro de apoiar as manifestações culturais.
Manoel Leão Ascom CMJ
3 comentários
24 de Nov / 2019 às 08h08
Bacana,muito legal a iniciativa.vamos dar oportunidade pra eles mostrarem essa nossa arte marcial que o mundo todo abraçou ...parabéns aos mestres
25 de Nov / 2019 às 07h49
Srs, Uma ótima semana pra todos. E, venho aproveitar, para neste dia, homenagear A BAIANA DE ACARAJÉ, bem como, OS DOADORES DE SANGUE, no seu dia. Parabéns!!!!!!!
25 de Nov / 2019 às 07h54
Com relação ao assunto postado, em homenagem ao Capoeirista, tem gente falando que desse tipo de Esporte/Cultura, eles fazem de outrastreio forma, que é DERRUBAR o povo Juazeirense.