SETORIAL DE MULHERES DO PT DE JUAZEIRO/ BA EMITE NOTA CONTRA INDICAÇÃO POLÍTICA NA GESTÃO ESCOLAR

O Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro - BA vem a público esclarecer que não concorda com a nomeação política para cargo de gestores/as escolares da rede municipal e/ou estadual, ainda que a indicação seja feita por membros deste partido. Defendemos que, em qualquer circunstância, seja respeitado o processo de Gestão Democrática, uma vez que acreditamos ser esta a melhor forma para escolha de gestores/as para as escolas públicas da Bahia, devendo ser respeitada a vontade da comunidade escolar.

Dito isto, tendo ciência de que o Colégio Modelo de Juazeiro passou por processo seletivo e eleitoral que credibiliza um profissional do quadro para preenchimento da vaga de direção, nos posicionamos a favor de que a secretaria de Educação do Estado da Bahia dê legitimidade a este processo, garantindo o cumprimento das definições legais. É preciso assegurar o direito de todos os sujeitos que democraticamente foram convocados a participarem desse processo de exercício democrático de escolha de uma gestão escolar mediante voto a partir do debate de ideias, visando o fortalecimento da Unidade Escolar.

Em tempo, nos solidarizaramos com a companheira Marinez Menezes, ex gestora do NTE10, que, ao cumprir nomeação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para cargo de gestora do Colégio Modelo, foi posta em situação de vexame público no dia 04 de novembro de 2019 perante a Comunidade Escolar do referido colégio. Ainda que discordemos da indicação ao cargo, a situação vexatória possui caráter violento à mulher, mãe e professora, que tem prestado serviços no segmento da educação, especialmente frente ao NTE10 e, mesmo que não tenha atendido a todos os reclames da comunidade, não justifica o tratamento inadequado em nenhum ambiente.

Aguardamos, portanto, que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia tome as devidas providências, fazendo valer, sobretudo, a democracia. Esperamos que situações semelhantes não venham ainda a ser presenciadas em nosso município, muitas delas orquestradas a partir do machismo e disputa por espaços políticos.

Juazeiro, novembro 2019

Setorial de Mulheres - PT Juazeiro BA